11/03/2024 às 15h49min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h09min

À medida que a crise climática se intensifica, a tecnologia de previsão do tempo com IA traz a tão necessária 'inclusão climática' para PMEs

Tecnologia, Empresas

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A previsão do tempo sempre fez parte dos noticiários, mas hoje em dia o clima pode acabar se tornando a notícia mais importante de cada edição. Seja por causa das chuvas torrenciais, temperaturas escaldantes, secas históricas ou deslizamentos de terra para citar alguns dos impactos recentes da crise climática no Brasil. Os fenômenos naturais que costumavam ser noticiados sem muito destaque se tornam cada vez mais uma ameaça à vida e às propriedades. No entanto, a tecnologia de previsão do tempo e de previsão climática também está avançando rapidamente. Isso está estimulando uma nova tendência de "inclusão climática", pois as previsões hiperlocais e altamente precisas usadas pelos meteorologistas estão rapidamente se tornando acessíveis para pequenas e médias empresas que se encontram na linha de frente desses desafios gerados pelo clima.

"Ter um sistema de previsão do tempo preciso na ponta dos dedos não é mais de domínio apenas de empresas que trabalham com agricultura e transporte", comenta Alex Ganshin, CEO da Meteum. "Cada vez mais vemos clientes de pequenas e médias empresas usando nossa tecnologia para otimizar serviços, cortar custos e mitigar desastres em setores tão variados como varejo, seguros e imóveis."

Como fornecedores de serviços de previsão do tempo e do clima com IA, Alex Ganshin e a Meteum sempre estiveram cientes de como as mudanças climáticas e os fenômenos meteorológicos podem afetar tudo, desde os hábitos de consumo até os gastos com publicidade e a cobertura de seguros. Mas parece que os consumidores empresariais e as pessoas físicas estão, agora, buscando essas tecnologias emergentes para oferecer o que eles chamam de "inclusão climática".

"As empresas e os indivíduos no Sul Global geralmente não têm acesso a informações meteorológicas e climáticas altamente precisas", explica Alex Ganshin. "Mas é exatamente aí que a previsão precisa é necessária, pois um país como o Brasil está enfrentando padrões climáticos cada vez mais imprevisíveis."

Ao aplicar uma combinação de IA e aprendizado de máquina (ML), as plataformas e APIs da Meteum podem analisar mais de 160 milhões de previsões por minuto, as fornecendo para telefones celulares ou desktops em intervalos de dez minutos e localização de dois quilômetros quadrados, tudo pelo preço equivalente a uma assinatura mensal de algum serviço de entretenimento.

Alex Ganshin aponta algumas histórias de sucesso recentes, e surpreendentes, de empresas inovadoras e startups, tanto no México como no Brasil. São companhias que empregam tecnologia de previsão para ajudá-las a obter vantagem sobre a concorrência, evitando perdas e atrasos relacionados ao clima. Ele explica: "Os varejistas usam dados climáticos e meteorológicos para melhorar significativamente o gerenciamento de seus estoques, fazendo ofertas relacionadas ao clima. Já as empresas de last-time delivery usaram nossa tecnologia para verificar a chuva e automatizar os bônus de entrega, enquanto os anunciantes conseguiram reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) em 30%, simplesmente fazendo ajustes estratégicos com base em dados meteorológicos em tempo real."

Alex conclui: "Estamos ansiosos para ver ainda mais empresas e setores variados perceberem que o clima imprevisível não precisa impedi-los de crescer. Com as ferramentas certas, elas podem aumentar a visibilidade, as vendas, a satisfação do cliente e a segurança, tudo ao mesmo tempo."


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