11/03/2024 às 17h38min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h09min

Ser mulher em Tecnologia

Por Alessandra Almeida, diretora-geral do Brasil e da América Latina da Avalara*

Patrícia de Siqueira Lima
Divulgação
Não apenas no meu dia a dia profissional, como também em minhas relações pessoais, posso afirmar que há uma característica interessante em ser mulher: ela tem um efeito multiplicador. E aqui não quero defender que mulheres são melhores do que os homens, a propósito eu não gosto desse tipo de argumentação. Os grandes líderes que tive em minha carreira foram homens, inclusive. Eles me ajudaram muito a me tornar a líder que sou hoje.
Quando digo do efeito multiplicador da mulher, minha intenção é mostrar o quanto podemos ocupar uma posição de “agentes de mudança”, e isto é algo de extrema importância. Digo isso com conhecimento de causa pois minha própria mãe desempenhou ativamente este papel, com reflexos profundos na minha trajetória. Era arrojada, proativa, muito à frente de seu tempo: se envolvia em questões da comunidade além de ter decidido estudar após ter criado seus filhos. Sua referência é algo que ainda reverbera em minha vida, mesmo sem contar mais com a sua presença.
Nós mulheres tendemos a ser céticas em relação à nossa própria capacidade. A Síndrome do Impostor, aquele sentimento de que você não é apto para seu cargo, é real e acaba atrapalhando nossa vida. Segundo estudo da KPMG, “Advancing the Future of Women in Business: A KPMG Women’s Leadership Summit Report”, 75% das 750 executivas entrevistadas relataram ter experimentado esse sintoma em determinados momentos de suas carreiras. Outro dado importante deste estudo é que 56% têm medo de não corresponder às expectativas ou de que as pessoas ao seu redor não acreditem que são tão capazes quanto o esperado.
Minha forma de lidar com qualquer tipo de questionamento pessoal sempre foi ir atrás de conhecimento. Coleciono MBA’s, especializações e cursos que acredito que me façam ser ainda mais eficiente em meu trabalho. Talvez até pela área em que atuo - a Tecnologia - estar atualizada é ainda mais relevante. Esse motor que me desafia sempre é também o que me motiva. Ser o exemplo, assim como minha mãe ocupou esse lugar em minha vida, acaba se tornando uma realidade ainda mais relevante quando se é uma 'mulher em Tecnologia'.
Certa desse papel, promover o conhecimento faz parte de um dos principais pilares de meu trabalho. Temos, dentro da empresa, o projeto Womens of Avalara (WoA), destinado às mulheres que fazem parte de nossa companhia, e me dedico também como mentora de novos talentos na ONG Ser Mulher em Tech.
Os mais de 30 anos em que me dedico à Tecnologia me deram importantes ferramentas para propagar alguns ensinamentos que tive de meus mentores. E, acreditando no potencial transformador das mulheres, dedico-me a esta deliciosa tarefa de tentar difundir um mundo mais igualitário e inspirá-las a crescerem em suas carreiras. 

*A Avalara torna o compliance fiscal mais rápido, fácil, preciso e confiável para mais de 41.000 clientes em mais de 75 países. As soluções de software de automação de conformidade fiscal da Avalara utilizam mais de 1.200 integrações de parceiros tecnológicos firmadas com as principais plataformas digitais de ERP, comércio eletrônico, e outros sistemas de compras e faturamento para dar confiabilidade aos cálculos e determinação de impostos, gerenciamento de documentos fiscais, preenchimento de declarações fiscais e acesso a conteúdo fiscal. Visite https://www.avalara.com/br/pt/.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp