11/03/2024 às 13h14min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h08min

Rodobens acelera rota de sustentabilidade e amplia iniciativa de logística reversa de óleo de cozinha

Empresa se une ao projeto "Óleo do Bem" para combater a contaminação ambiental em Rio Preto

Cristiane Lima Molina
Divulgação

Rodobens adotou mais uma iniciativa de logística reversa e abre suas portas à comunidade para ser um ponto de coleta de óleo de cozinha, em São José do Rio Preto. A marca, que implementou o projeto “Óleo do Bem” em outubro de 2023 para seus colaboradores, estendeu a ação para receber o produto da população em sua sede e também em sua concessionária de caminhões, ônibus e vans Rodobens Mercedes-Benz, localizada na cidade.

Para Tarcisio Adamek, diretor de Gente&Gestão da Rodobens, em um mundo onde a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada, a marca reafirma o seu compromisso em estender suas práticas sustentáveis para além dos seus muros, mobilizando também o entorno de onde está presente. "A sustentabilidade não é apenas um compromisso, mas sim uma força motriz que impulsiona nosso crescimento. Guiados pela convicção de que a proteção ambiental é fundamental para o futuro do planeta e das próximas gerações, vamos além de boas intenções e colocamos em prática ações concretas que geram impacto positivo”, diz o diretor.

Adamek explica ainda que a empresa acredita que a promoção da integração entre colaboradores, clientes, parceiros e comunidade, por meio de ações conjuntas de engajamento, é capaz de multiplicar o impacto positivo no meio ambiente. “Estamos em constante evolução e nossa jornada pela sustentabilidade é um processo contínuo. Acreditamos que a responsabilidade ambiental é fundamental para o sucesso do nosso negócio e para a construção de um futuro melhor para todos".

Para participar, é necessário armazenar o óleo de cozinha usado e frio em uma garrafa pet de 2 litros com tampa e entregá-lo em um dos pontos de recolhimento, que funcionará de segunda a quarta-feira, das 8h às 18h. Em troca, o cliente recebe duas barras de sabão para uso em limpeza doméstica.

Com o projeto, a marca espera ajudar a combater a contaminação ambiental causada pelo descarte inadequado de óleo de cozinha usado. Dados da Oil World, entidade internacional que faz previsões sobre o mercado de oleaginosas e óleo em geral, revelam que o Brasil produz anualmente 9 bilhões de litros de óleos vegetais, sendo um terço destinado à versões comestíveis, resultando em uma produção de 3 bilhões de litros anuais. No entanto, grande parte desse material é descartada de maneira inadequada, representando um risco significativo para o meio ambiente.

Quando descartado na pia, o óleo pode entupir encanamentos, atrair pragas e, ao atingir a rede pública de esgoto, causar entupimentos em maior escala. Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 30 mil litros de água, resultando na morte de peixes e vegetação aquática. Além disso, a necessidade de substâncias tóxicas para desentupir os encanamentos aumenta os custos de tratamento da água e causa ainda mais danos.

O projeto Óleo do Bem foi criado em 2021 pelas instituições TEM+, Instituto Triângulo e Cerol Óleo Vegetal. Informações pelo site: https://oleodobem.com/.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp