11/03/2024 às 10h30min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h02min

Ministério da Saúde certifica Sala de Apoio à Amamentação no HBDF

Um espaço de conquistas para as mulheres trabalhadoras.

Pollyana Cabral Porto
Davidyson Damasceno

Na última quinta-feira, 07 de março, um marco significativo foi alcançado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Em uma cerimônia solene, a placa de certificação da Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora foi revelada, conferida pelo Ministério da Saúde. O evento, repleto de autoridades e defensores da causa, celebrou mais um avanço no cuidado e bem-estar das mães no ambiente profissional.

O diretor e vice-presidente do IgesDF, Caio Valério de Oliveira Falcão, acompanhado pela diretora de Promoção e Política de Cuidados para Mulheres da Secretaria da Mulher, Elizabeth Maulaz Lacerda Ferreira, e pelo superintendente do HBDF, Dr. Guilherme Porfírio, foram algumas das figuras presentes na ocasião. Também prestigiaram o evento a Gegas do HBDF, Adriana Cristina, a atual representante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno da SESDF, Mariane Curado e Raquel Bastos, chefe do Banco de Leite do HMIB.

O apoio essencial veio da Associação Amigos do Hospital de Base representados pela diretora Elisete Coutinho e a voluntária Dolly Maria, além do engajamento do chefe do núcleo de segurança do HBDF, Daniel Rabelo, da gerente administrativa do hospital, Marina Rocha, e da gerente geral de pessoas Elaine Cristina Silvestre, entre outros colaboradores, que desempenharam papéis fundamentais na realização deste projeto.

A trajetória para estabelecer a Sala de Apoio à Amamentação teve início com o Projeto Acolher, em julho de 2021, quando indicadores revelaram a necessidade de um espaço dedicado às mães trabalhadoras. Desde então, esforços foram concentrados para garantir um ambiente acolhedor e seguro para as mães que precisam conciliar trabalho e amamentação.

"Esta sala é a materialização do nosso compromisso com a saúde, o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todas as mulheres trabalhadoras do IgesDF. Estamos honrados em oferecer um ambiente que apoie a amamentação, reconhecendo a importância desse ato para a mãe, o bebê e toda a família," ressaltou o vice-presidente do IgesDF.

Apesar dos desafios enfrentados, a determinação da equipe e o apoio da presidência do IgesDF foram fundamentais para superar as adversidades. A inauguração oficial ocorreu em agosto de 2023, com a colaboração técnica da coordenadora de políticas de aleitamento materno da SESDF, Miriam Santos. Desde então, a sala tem servido como um refúgio para as mães, proporcionando conforto e bem-estar.

O superintendente do HBDF expressou seu orgulho: "Esta conquista é fruto de um esforço coletivo e do reconhecimento da importância de apoiar nossas colaboradoras em uma fase tão fundamental como a maternidade. Estamos comprometidos em proporcionar condições adequadas para que as mulheres trabalhadoras possam conciliar suas responsabilidades profissionais com o cuidado de seus filhos."

O momento mais emocionante do evento foi à visita surpresa da Dra. Miriam, que demonstrou o reconhecimento e a importância desse espaço para as mulheres trabalhadoras do HBDF. A certificação pelo Ministério da Saúde é símbolo do esforço coletivo para garantir o direito à amamentação no ambiente de trabalho.

Para a chefe do Núcleo de Qualidade de Vida e responsável da sala de apoio à amamentação, Amanda Nataliane, a certificação da sala é mais do que um reconhecimento oficial: "Esta jornada foi marcada por desafios e superações, e é com imensa gratidão que olho para trás e vejo tudo o que conquistamos juntos, agradeço o apoio de todos os envolvidos em cada detalhe. E saber que estamos oferecendo um ambiente acolhedor para as mães trabalhadoras é gratificante, e saber que podemos inspirar outras pessoas a cuidarem umas das outras através de doações. É uma conquista que vai muito além das nossas expectativas e estou muito orgulhosa por fazer parte disso.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp