11/03/2024 às 11h11min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h02min

Brasil registra aumento significativo em número de embriões congelados e ciclos de FIV em 2023

De acordo com os dados, o número de embriões congelados em 2023 totalizou mais de 107 mil, representando um aumento de 9,2% em relação a 2022

Carlos Lopes
https://sbra.com.br/
Reprodução

Segundo dados da última atualização do Relatório de produção de embriões, da SisEmbrio, e analisados pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), referentes ao ano de 2023, revelou-se um aumento expressivo no número de embriões congelados e de ciclos de fertilização in vitro (FIV) em comparação com o ano anterior, o que indica uma tendência de crescimento na busca por tratamentos de reprodução assistida.

De acordo com os dados divulgados, o número de embriões congelados em 2023 totalizou 107.200, representando um aumento de 9,2% em relação a 2022, quando foram registrados 97.334 embriões congelados. Além disso, os ciclos de FIV também apresentaram um aumento significativo, totalizando 51.958 em 2023, contra 47.332 em 2022, o que representa um aumento de 8,9%.

Para o médico especialista em reprodução humana assistida e membro da SBRA, Carlos Marcondes, esse aumento se deve à popularização da especialidade nos últimos anos. “As técnicas de reprodução assistida como a FIV e o congelamento de óvulos estão cada vez mais populares. Com o adiamento da maternidade (principalmente por parte das mulheres), esses casais ou indivíduos recorrem ao congelamento de embriões ou gametas para que possam escolher o melhor período para engravidar. Sabemos que os embriões ou óvulos congelados não perdem sua qualidade com o tempo. É como se parássemos o relógio biológico”, explica Marcondes.

Outro dado relevante destacado na análise feita pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida é o aumento no número de ciclos de coleta de óvulos, que totalizou 39.474 em 2023, representando um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior. O recorte por faixa etária também revelou que a maioria dos ciclos de coleta de óvulos foram realizados por mulheres com 35 anos ou mais. Percebe-se uma predisposição crescente neste grupo.

Carlos Marcondes explica que esse aumento é uma tendência também para os próximos anos. “Tanto o número de FIVs, com o aumento de congelamento de embriões, como o congelamento de óvulos, tendem a aumentar nos próximos anos. Isso se deve à maior informação e às excelentes taxas de gravidez na reprodução assistida: cerca de 77% por tentativa”, afirma o especialista.

Além dos números de procedimentos realizados, o relatório também forneceu informações sobre as taxas de fertilização, mostrando uma leve variação em relação ao ano anterior. No geral, os dados refletem um cenário dinâmico no campo da reprodução assistida, com um aumento na busca por tratamentos de fertilidade e uma diversidade de opções disponíveis para os pacientes em busca de conceber.

Queda no número de embriões descartados

Análise realizada pela SBRA aponta, ainda, uma redução no número de embriões descartados em comparação com o ano anterior. O relatório revelou que em 2023 foram descartados 50.064 embriões, representando uma queda de 6% em relação a 2022, quando o número foi de 53.291. Essa redução é um indicativo importante de uma possível melhoria nos processos de seleção e utilização de embriões no contexto da reprodução assistida.

A diminuição no número de embriões descartados sugere maior eficiência nos procedimentos de fertilização in vitro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp