11/03/2024 às 15h46min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h02min

14 de março: no Dia da Incontinência Urinária, TENA alerta para importância da quebra de tabus sobre o assunto

Condição está presente na vida de 5% da população mundial, entre os quais aproximadamente 12 milhões de brasileiros. Incontinência pode ocorrer em ambos os sexos, mas é três vezes mais frequente entre o público feminino, atingindo aproximadamente 35% das mulheres com mais de 40 anos, na menopausa.

Renata Mendonça
Essity / TENA
Freepik
O 14 de março é Dia Mundial da Incontinência Urinária. No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas vivam com essa condição, caracterizada por toda perda involuntária de urina, seja ela leve, moderada ou severa.

Nesta data, a marca TENA, líder mundial em produtos e soluções para incontinência urinária adulta, alerta a respeito da condição, que atinge tanto as mulheres quanto os homens, mas é três vezes mais frequente no público feminino.

Isso ocorre principalmente devido às gestações, aos partos e às alterações hormonais que se dão durante o climatério e a menopausa. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária atinge cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa.

“As alterações na musculatura de sustentação da bexiga, o assoalho pélvico, que vai cedendo e trazendo a bexiga para baixo, fazem com que a mulher não consiga segurar a urina nas situações de aumento de pressão no abdome”, explica Joele Lerípio, ginecologista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, especialista em Fisiologia do Envelhecimento Saudável.

“Ao chegar na menopausa, ocorrem mudanças hormonais que causam a flacidez na musculatura que sustenta a bexiga, além do afinamento da pele de todo o genital, pela falta de estrogênio. Com isso, os escapes começam a acontecer, ou agravam-se pequenas perdas de urina que já aconteciam antes”, esclarece a médica.

Informação pouco difundida alimenta o tabu da incontinência urinária

A pesquisa qualitativa “Menopausa e Incontinência Urinária”, encomendada por TENA e desenvolvida pelo Data8, hub especializado em dados sobre o público 50+, com consultoria da No Pausa em 2023, revelou que o tema da incontinência é visto como um grande tabu pelas mulheres que estão passando por essa fase da vida.

Apesar de estar entre os mais de 34 sintomas da menopausa, a incontinência urinária ainda é discutida em frequência muito inferior à que ela ocorre. Sem informação, as pessoas acabam sofrendo em silêncio e se isolando socialmente por não saberem que essa é uma condição partilhada por cerca de 5% da população mundial – ou, aproximadamente 400 milhões de pessoas –, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia.

As entrevistadas da pesquisa encomendada por TENA (mulheres de 40 a 64 anos), por exemplo, revelaram que a incontinência urinária não aparece na conversa entre elas espontaneamente, assim como o tema não é abordado por elas com seus médicos. Ao serem estimuladas a falar sobre o assunto, não associam o sintoma com a menopausa.

Essa falta de informação e de troca se deve ao tabu em torno do assunto. “O impacto na vida dessas mulheres é desconhecido e subestimado por muitos”, aponta a especialista. “Elas têm sua autoestima afetada, sentem medo de estar com cheiro de urina. Começam a limitar suas atividades, tanto laborais como de lazer, a pouca distância de casa, por medo das perdas”, comenta.

De acordo com a médica, a primeira providência a ser tomada quando se percebe a incontinência urinária é procurar um médico ginecologista ou urologista e falar abertamente sobre o caso. Apenas ele poderá dar o diagnóstico correto e definir o tratamento mais adequado para cada caso, que pode ser a fisioterapia pélvica, exercícios de Kegel, pompoarismo, laser e radiofrequência íntimos, entre outras opções.

Nos casos em que eventualmente não haja uma cura total dos sintomas, existe ainda a possibilidade de outros cuidados e do uso de produtos adequados para a manutenção da qualidade de vida, mesmo com a presença da incontinência.

Entretanto, pela falta de informação decorrente do tabu, muitas pessoas acabam perdendo a oportunidade de utilizar os produtos adequados à perda urinária, com tecnologia absorvente capaz de reter o líquido e neutralizar o odor de urina.

Dados da Study Kitchen revelam que 42% das mulheres no climatério usam protetores diários para menstruação, que suportam substâncias diferentes do xixi, menores volumes e não contam com tecnologias de controle de odor.

A marca TENA oferece produtos específicos para incontinência urinária, focados na saúde da pele. TENA Lady Discreet Normal (indicado para incontinência moderada) e TENA Lady Discreet Protetor Diário (para incontinência leve), com cobertura gentil à pele, macia, respirável e sem perfume – o que ajuda a evitar irritações –, confortável e eficiente contra vazamentos. O TENA Lady Discreet Protetor Diário Flex (também para incontinência leve) é superdiscreto, menor e mais flexível na parte de trás, se adapta a todos os tipos de calcinha.

TENA oferece também produtos criados especificamente para a anatomia masculina. É o caso do absorvente TENA Men, para homens com incontinência leve, e da roupa íntima TENA Pants Men, para homens com incontinência urinária moderada.

Além disso, TENA dispõe de uma gama completa de produtos para incontinência urinária, desde protetores diários voltados às pessoas com incontinência leve até fraldas descartáveis para quem convive com a incontinência urinária severa e tem a mobilidade limitada.

Sobre a marca TENA


TENA é uma marca Essity, empresa global de higiene e saúde de origem sueca fundada em 1929, presente hoje em aproximadamente 150 países e uma das 100 companhias mais sustentáveis do mundo de acordo com a Corporate Knights. Em 2022, a Essity Brasil recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação Great Place to Work®. Com mais de 60 anos, TENA é a marca líder mundial em incontinência urinária adulta, com uma gama completa de produtos absorventes, serviços e soluções que são adaptados às necessidades dos indivíduos, das suas famílias e dos profissionais de saúde. Com TENA, a Essity está na vanguarda do desenvolvimento de produtos e serviços que ajudam a melhorar a dignidade e a qualidade de vida das pessoas. Os produtos da marca desenvolvidos com foco em sustentabilidade, assim como práticas e processos fabris sustentáveis reduzem, passo a passo, sua pegada de carbono no meio ambiente. TENA protege não apenas as pessoas, mas também o planeta. Mais informações no site TENA.

 
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