11/03/2024 às 16h59min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h01min

SAMPA Saúde em Movimento, orientação esportiva e nutricional de graça nos parques de São Paulo a partir desta terça-feira

Projeto começa com presença de profissionais em 15 parques de todas as regiões da capital paulista. A partir desta quinta-feira (14), unidades móveis de saúde levarão equipamentos de ponta para avaliação física da população

Doro Jr.
Divulgação
“Todo o cidadão tem direito a orientação adequada para a prática de atividade física e nutrição em praças e parques públicos”. Esta é a premissa do SAMPA Saúde em Movimento, projeto com início nesta terça-feira (12), em 15 parques e praças da capital paulista. Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, vai levar qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas pelo período de um ano. O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
Atendimento de ponta vai de encontro à população - A partir desta quinta-feira (14), o SAMPA Saúde em Movimento inicia o atendimento individualizado, com duas unidades móveis de saúde visitando as praças e parques. Cada uma delas utiliza equipamento de ponta para oferecer avaliações físicas. Os primeiros locais visitados serão o Parque Chácara do Jockey e o Parque Anhanguera, nesta quinta (14) e neste sábado (16) e Parque Linear São José e Parque do Carmo, na sexta (15) e domingo (16). Em conjunto as avaliações, os professores de educação física vinculados do projeto ministrarão aulas de ginástica e dança (confira a programação até domingo no final deste texto).

O SAMPA Saúde em Movimento atenderá pessoas acima de 18 anos, que receberão a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento de terça a domingo. Confira os horários das aulas:

Terça à sexta-feira: 6h às 10h e 16h e 20h
Sábado: 6h às 15h
Domingos: 7h às 14h

Unidades móveis de saúde - Além das aulas e atividades, um diferencial do SAMPA Saúde em Movimento são duas unidades móveis de saúde. Trata-se de caminhões com dois consultórios devidamente equipados com maca, lavabo, geladeira e ar-condicionado, e mais importante, com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.

Após a inscrição no programa e avaliação física com anamnese, o passo seguinte é receber a orientação com base nos dados individuais e as sugestões de atividades compatíveis com a condição física de cada um. Os profissionais farão o acompanhamento e também as atualizações das prescrições de atividades física recebidas na avaliação física, além de ministrarem aulas e atividades físicas. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por vídeo conferência.

As duas unidades móveis de saúde se revezarão na visita aos 15 parques e praças ao longo do ano. Serão quatro locais nesta primeira semana a fim de impactar o maior número de pessoas nessa fase inicial do projeto. A partir do segundo mês e até completar o primeiro ano do SAMPA Saúde em Movimento, os caminhões estarão em duas praças aos sábados e domingos, complementando e amplificando o trabalho individualizado realizado pelos profissionais de educação física entre terça-feira e domingo.

Confira a programação das unidades móveis na primeira semana do SAMPA Saúde em Movimento:

Parque Chácara do Jockey
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 16h às 20h
Sábado (16): 7h às 12h

Parque Anhanguera
Quinta-feira (14): 6h às 10h e 14h às 18h
Sábado (16): 7h às 12h

Parque Linear São José
Sexta-feira (15): 6h às 10h e 15h às 19h
Domingo (17): 7h às 12h

Parque do Carmo
Sexta-feira (15): 6h às 10h e 15h às 19h
Domingo (17): 7h às 12h

Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento
1 - CENTRO-OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuçá
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp