11/03/2024 às 09h46min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h00min

Cobertura de danos em eletrodomésticos e até serviços voltados aos pets podem fazer parte do seguro residencial

Assistências e serviços adicionais estão entre os benefícios que o segurado pode acrescentar à sua apólice

Mariana Teixeira Okita
Freepik

Quando se fala em seguro residencial, a maioria da população relaciona a proteção apenas do lar e seus pertences físicos, móveis e imóveis. Contudo, muito mais do que proteger a casa, hoje os benefícios desse produto são diversificados, possuindo assistências extras, e nem todas são relacionadas ao lar em si. 

Segundo Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro – Sudeste da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, no seguro residencial - apesar da cobertura básica proteger contra incêndios, raios e explosões - há mais demandas que precisaram ser atendidas pelas seguradoras. “Hoje um seguro residencial é completo. Além da cobertura básica, é possível contratar assistências e serviços que vão desde pequenos reparos, limpeza de caixa d’água, proteção do celular, da bicicleta, painéis solares, carregadores de carros elétricos, descarte ecológico de bens, seguro pet e até responsabilidade civil, que cobre possíveis danos ocasionados a terceiros”, explica. 

Ainda de acordo com ele, mesmo com o crescimento desta demanda, mais de 75% dos lares brasileiros não possuem essa proteção. “Só na Lojacorr, no ano de 2023 houve um crescimento de 29% em relação a 2022. Mesmo assim, há um mercado grande a ser explorado. A população ainda precisa entender o quanto o seguro residencial é indispensável e desmistificar o seu valor e suas condições de contratação. Com tantos produtos no mercado, há opções para todos os tipos de clientes. E, por isso, somente o corretor de seguros vai saber orientar e dar o suporte para a melhor escolha para cada perfil e necessidade”, explica. 

Assistências e serviços

A estratégia das seguradoras foi trazer assistências para dentro do próprio seguro residencial. “Fica mais fácil contratar uma assistência e serviço dentro de um produto mais amplo do que contratar isoladamente. Então, os corretores recomendam sempre a contratação das assistências para que os segurados possam usufruir da gama de serviços oferecidos no caso de emergências e em outras eventuais necessidades”, expõe. 

Em pesquisa divulgada em dezembro pela plataforma NPS Prism, os segurados valorizam mais aquelas assistências que possuem um perfil emergencial como os reparos, serviços de eletricista, chaveiro e encanador. É o caso da cobertura de danos elétricos em aparelhos da linha branca (eletrodomésticos), marrom (eletroeletrônicos), informática ou celular, lançado pela Zurich Seguros, que trouxe essa assistência como um diferencial, já que são serviços muito acionados no cotidiano das pessoas.

Outra proteção que tem chamado atenção é a Assistência Pet, já que no Brasil mais da metade dos lares brasileiros possuem cães ou gatos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de faturamento no segmento pet. Ou seja, a população também tem investido mais nesse nicho para dar mais conforto, segurança e cuidado aos seus animais domésticos. 

É o caso da segurada Caroline Brunnquell que, no começo deste ano, perdeu sua gatinha Nina. Ela havia contratado o seguro residencial Bradesco com a Assistência Pet, dentro do produto Residencial Sob Medida do Bradesco, um dos produtos especiais da Lojacorr. Segundo Caroline, o serviço, se fosse particular, custaria mais de mil reais e com a cobertura ela não teve que custear o procedimento. Relata ainda que após acionar o serviço de cremação, foi direcionada a um crematório que, inclusive, lhe foi oferecido um funeral de 30 minutos. O atendimento incluiu o tratamento do corpo do pet, cremação individualizada, cinzas e uma lembrança de cera da patinha. “Optamos apenas pela cremação e cinzas, mas o atendimento foi excelente, super respeitoso, explicando cada etapa e como seria feito o transporte e todo o processo”, conta. 

De acordo com Fois, algumas coberturas adicionais que os segurados têm buscado dentro do seguro residencial são as de desmoronamento, vendaval e granizo, principalmente nessa época do ano e em áreas mais afetadas por esses desastres naturais. E ainda há a possibilidade do serviço gratuito de descarte ecológico para móveis, eletrodomésticos, entulho e resto de obras, já que a população também tem se preocupado mais com a sustentabilidade. É importante destacar também o Seguro de Responsabilidade Civil Familiar, focado na proteção do próprio segurado, seus familiares, empregados domésticos e até animais de estimação, caso causem algum dano a terceiros, e a cobertura para equipamentos e máquinas da atividade profissional realizada dentro de casa, com a alta demanda de pessoas trabalhando em home office. “É devido a todos esses benefícios, além de um custo acessível, que a contratação do seguro residencial com suas coberturas e assistências vêm crescendo a cada ano e ganhando força pela própria necessidade que a sociedade foi adquirindo de obter uma maior proteção contra imprevistos”, finaliza. 

 

Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de diversos ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 60 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp