08/03/2024 às 09h45min - Atualizada em 11/03/2024 às 00h10min

Internet das Coisas revoluciona segurança no campo

Monitoramento de frotas, máquinas e a utilização de drones já são realidade no agronegócio

Cristiane Miranda
Freepik

O agronegócio brasileiro é considerado uma das principais ferramentas para o desenvolvimento do país. E para levar mais segurança ao campo, empresas brasileiras têm desenvolvido ferramentas e soluções que auxiliam no dia a dia e, claro, oferecendo um ambiente mais seguro. Com isso, observamos cada vez mais o uso de tecnologias para gestão de frotas e monitoramento de propriedades rurais.

Para Claudio Gaspari, CEO da Veolink,o agronegócio é a alavanca principal da economia brasileira e, por isso, é um segmento muito importante para as empresas do setor de segurança eletrônica. 
“Os gestores do agronegócio já sabem que a questão da segurança no campo é fundamental, nos dias atuais. Com isso, os sistemas de monitoramento inteligente são uma ótima opção para o agronegócio que requer soluções cada vez mais aprimoradas”.

A Veolink tem em seu escopo soluções integradas, pensadas especificamente para o agronegócio como os radares para a proteção perimetral de grandes áreas, a ronda virtual feita por meio de drones, sistemas inteligentes de monitoramento de frotas, máquinas e implementos agrícolas com GPS e gravação e transmissão de imagens em tempo real; sistemas de pesagem integradas ao processo de segurança, entre outras.

A Veolink oferece também uma plataforma proprietária de controle de acesso totalmente integrável e customizável chamada Nautilus, além do sistema Argus de gestão de rondas e processos com geo referenciamento.

A empresa desenvolve projetos, vende, instala e oferece manutenção nos mais variados sistemas de segurança eletrônica e de infraestrutura de TI e Telecom aplicadas nesse segmento em qualquer lugar do país, aumentando tanto a segurança quanto a eficácia das atividades no campo.

“O agronegócio é um grande mercado a ser explorado tanto comercialmente na venda das soluções tecnológicas, quanto no desenvolvimento de soluções específicas. A Veolink está sempre atenta pensando em oferecer soluções em segurança eletrônica para esse setor tão estratégico da economia brasileira”, ressalta Gaspari.

Claudio Gaspari complementa: “O trabalho no campo envolve muitos riscos e se caracteriza pela grande dificuldade na gestão da segurança de pessoas, equipamentos e instalações, principalmente em função do tamanho desses empreendimentos e, por essa razão, é necessário lançar mão de soluções mais inovadoras, com uma melhor relação de custo x benefício para grandes áreas onde uma solução mais convencional se torna financeiramente inviável”, argumenta.

Internet das Coisas no campo

A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade. Depósitos conectados à internet informam automaticamente sobre retiradas de produtos e insumos bem como a necessidade de reposição de estoque; EPI´s armazenados em áreas controladas são retirados e devolvidos diretamente pelos trabalhadores com registros automáticos reduzindo o custo de mão de obra; máquinas agrícolas são pré programadas para atuarem remotamente na colheita de grãos, entre muitas outras ações proporcionadas pela IoT.

A IoT também já está presente no agronegócio, e a tendência é que a quantidade de aplicações aumente exponencialmente nos próximos anos.

“Investir em inovação auxilia no controle de riscos da produção no campo e aumenta o número de informações sobre a propriedade, sendo uma importante ferramenta na estratégia para o aumento de produtividade”, observa Gaspari.
 
Sobre a Veolink

A Veolink é uma empresa do Grupo Graber que atua no Brasil desde 1958, e no segmento de segurança eletrônica desde 1982.É reconhecida nacionalmente como líder inovadora de soluções de tecnologia e serviços de engenharia correlatos, incluindo fornecimento de soluções na área de TI e Telecom . 

Possui cinco sedes no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e São Carlos e inaugura neste mês de fevereiro sua nova filial em Goiânia. Possui também um posto avançado para operações comerciais e de manutenção na cidade de Recife. Realiza operações de engenharia (análise de risco, projeto instalação e manutenção) em todos os estados da Federação. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp