08/03/2024 às 14h41min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h10min

Saiba como a cultura organizacional impacta funcionários e toda a experiência do paciente

*Por Matheus Garutti, líder de pessoas, cultura e sustentabilidade na Vision One, sendo responsável por estratégias de bem-estar das pessoas, ambientes mais saudáveis e a agenda ESG do grupo.

Matheus Garutti, Líder de pessoas, cultura e sustentabilidade na Vision One
https://visionone.com.br/
Divulgação

Cultivar uma cultura organizacional sólida vai além de simplesmente definir valores, ideias e estampá-los na parede: é muito mais sobre ações - a teoria aplicada ao dia-a-dia. Enquanto estratégia é, em grande parte, sobre como desenhar (e implementar) soluções e dinâmicas capazes de influenciar a forma das pessoas se relacionarem, bem como as tomadas de decisão do cotidiano. 

Para além do benefício claro e imediato que uma cultura sólida saudável tem na promoção de um ambiente de trabalho mais leve para todos os seus colaboradores, principalmente no contexto de prestadores de serviço da saúde - como hospitais, clínicas e centros de atendimento integrados com interação direta com o público - essa cultura não apenas impacta o ambiente interno da organização, como também a experiência subjetiva de cada paciente. 

Afinal, como esperar da Raquel, atendente da central telefônica, uma conversa atenciosa na ligação com o “seu Pedro” se o Cristiano, seu gestor, nem “Bom dia” costuma lhe dar (quanto mais feedback)? Ou então querer ser recebido com um sorriso no rosto - mesmo que percebido através das sutis marcas de expressão no cantinho dos olhos, logo acima da máscara - do Felipe, auxiliar de enfermagem, que nunca foi celebrado e reconhecido pela Paula, chefe da equipe médica assistencial? 

Neste sentido, não tem solução fácil ou passe de mágica. Tem sim muita reflexão e intencionalidade para pavimentar o caminho no sentido do que se acredita. 

É muito sobre

  • Buscar oferecer os benefícios adequados, para além das previsões legais - ou seja, conhecer melhor suas pessoas;
  • Cuidar para que se tenha relações de qualidade entre os colaboradores - administrativo, médicos e equipes assistenciais, manutenção e limpeza.. todos; 
  • Investir em um espaço de trabalho agradável para as equipes (inclusive administrativa, muitas vezes praticamente invisível aos olhos do público externo);
  • Ter pessoas - principalmente, lideranças - que acreditem e sejam, na prática, a representação dessas crenças

Sim, sobre verbos no infinitivo. Pois cultura é muito mais do que crença, é ação.

E que fique para você, investidor/gestor da área da saúde, que pensar em cultura vai além do compromisso com o bem-estar das pessoas (que por si só já poderia ser razão suficiente). É também compromisso com a jornada do paciente - e, portanto, com o sucesso do seu negócio. 

E você, já agiu em cultura hoje?

Sobre a Vision One

A Vision One é uma rede nacional de hospitais oftalmológicos de alta qualidade. Fundada em 2020, a rede está presente em 9 Estados e 21 cidades brasileiras, com 42 unidades que contam com mais de 3.500 colaboradores e médicos. Com um forte compromisso em oferecer um alto padrão assistencial, a Vision One realiza mais de 3 milhões de atendimentos e procedimentos anualmente. Com uma proposta de valor diferenciada e um forte plano de expansão, a Vision One possui unidades nas seguintes regiões do Brasil:  Distrito Federal (CBV); Pernambuco (HOPE, Santa Luiza, CEOFT e NEO); Mato Grosso (HOC); Piauí (Vilar); Maranhão (Vilar e HRO); São Paulo (H.Olhos, Molinari, CERPO, Laser Ocular, Clinoft, Visoclínica e CEOSP); Santa Catarina (Oftalmos), Espírito Santo (CC Olhos, HOC Capixaba e Macrovisão), Rio de Janeiro (Oftalmo Città) e Sergipe (HOS).


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