08/03/2024 às 11h53min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h10min

Organizações realizam iniciativas de boas práticas e aceleração dos processos de diversidade, equidade e inclusão para mulheres

Ações de diversidade corporativa são realizadas pela Heineken, Alcoa, Bain, Pacto de Promoção da Equidade Racial, Reprograma, Scooto e Mais Diversidade

Redação
Freepik

A reunião do G20 (encontro das maiores economias do mundo) colocou luz sobre um assunto de extrema urgência: a equidade de gênero e diversidade em cargos e funções estratégicas da iniciativa pública e privada. A cúpula econômica, desta vez presidida pelo Brasil, reuniu as maiores economias do mundo e inaugurou o Grupo de Trabalho sobre Empoderamento de Mulheres. 

 

Dados do Índice de Empoderamento das Mulheres, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e ONU Mulheres indicam que 3,1 bilhão de mulheres e meninas, mais de 90% da população feminina mundial, vivem em países com baixa ou média performance de empoderamento e baixo ou médio desempenho em paridade de gênero.

 

Aqui no Brasil, um relatório do Fórum Econômico Mundial, mostrou que o país avançou no quesito igualdade de gênero. O país subiu da posição de número 94ª, em 2022, para 57ª, este em 2023. Mas a caminhada não para e existem ações que promovem equidade, diversidade e inclusão são de extrema importância na conjuntura atual. 

 

Algumas organizações e empresas estão se tornando exemplos que têm desempenhado trabalho para levar mais diversidade, equidade e inclusão para o mundo corporativo. Veja abaixo:

 

Alcoa 

A Alcoa, empresa associada ao Mover (Movimento Pela Equidade Racial), investe na construção de ambientes de trabalho cada vez mais diversos e plurais. Atualmente,  34% das mulheres na empresa são líderes. Entre 2020 e 2023, por exemplo, a atuação feminina nos postos operacionais cresceu 137%. As colaboradoras contam com iniciativas que já somam mais de 20 anos de história, como o grupo de inclusão Rede de Mulheres Alcoa (AWN – Alcoa Women’s Network), que fornece inspiração,  conscientização e conexões para promover e ampliar a cultura de inclusão de mulheres na companhia.  Em paralelo, a Alcoa também investe em recrutamento afirmativo e prioriza a contratação de talentos regionais nos estados onde atua (Pará, Maranhão e Minas Gerais), inclusive em seus programas de entrada: em 2023, as mulheres representaram 59% das contratações.  

 

Bain

A Bain, empresa associada ao Mover (Movimento Pela Equidade Racial), investe em diversidade, equidade e inclusão há mais de 30 anos. Para as mulheres, a consultoria estratégica global tem o grupo Women at Bain (WAB) voltado para as colaboradoras que se identificam como mulheres ou não conformes com o gênero. Nossa comunidade é diversa, interseccional e solidária. Oferecemos suporte personalizado para nossas profissionais, além de visar ao engajamento com nossos clientes e a sociedade para promover conscientização sobre a igualdade de gênero. Temos muito orgulho dos laços que esse grupo cria e das grandes contribuições que as pessoas que se identificam como mulheres fazem em toda a organização.

 

Heineken 

A cervejaria também é associada ao Mover (Movimento Pela Equidade Racial) e tem buscando o fortalecimento de um ambiente mais plural e igualitário. A empresa definiu uma série de metas e ações. Em 2021, foi estabelecido o objetivo global de 35% de mulheres em cargos de liderança até 2026. No Brasil, a meta é ainda maior: conquistar a marca de 50% dentro do mesmo período. Até o momento, o Grupo HEINEKEN Brasil já bateu a marca de 37% de mulheres em cargos de liderança em âmbito nacional. O programa de aceleração de carreira exclusivo para mulheres, Elas Que Brilham, ilustra o movimento. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença feminina na liderança de áreas de Produção em até 12 meses a partir do desenvolvimento de talentos internos e da condução de processos seletivos afirmativos. 

 

Pacto Transforma

Lançado em 2023, o Programa Pacto Transforma, é uma iniciativa realizada pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial em conjunto com a B3, que conta com o patrocínio da Lenovo Philanthropy, ADP Brasil, apoio educacional da Fundação Dom Cabral e apoio institucional da 99 Jobs. O programa contribui para a mitigação do desafio da ascensão profissional, oportunizando uma jornada voltada para mulheres negras inseridas no mercado corporativo que buscam novas oportunidades e percebem limites, muitas vezes invisíveis, para a continuidade de sua trajetória profissional. O Programa Pacto Transforma está diretamente ligado à missão do Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma vez que potencializa a ascensão social e profissional de mulheres negras, que geralmente não têm acesso a cargos de liderança.

 

Scooto Ela

Com o principal objetivo de preencher a lacuna existente no suporte legal para mulheres que enfrentam desafios em suas vidas pessoais, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lançou no segundo semestre de 2023 o ‘Scooto Ela’, em parceria com o escritório VAA Advocacia. A iniciativa pioneira proporciona representação legal para as prestadoras em casos familiares e criminais, abordando questões como guarda, pensão e situações de violência doméstica. Ao longo do ano de 2023, a organização, composta por 450 mulheres, ofereceu consultoria jurídica para 30% das colaboradoras, das quais 11% utilizaram os serviços para litígios.

 

Reprograma

Fundada em 2016, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo que mais de 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis. No momento, a organização está com inscrições abertas para o curso online e gratuito ‘Imersão JavaScript com foco em back-end’,  destinado para mulheres de todo o Brasil, com idade acima de 18 anos e conhecimento básico com conhecimento básico e intermediário.

 

Jornada de Desenvolvimento para Liderança de Mulheres

Desenvolvido em 2022, o programa desenvolvido pela consultora Mais Diversidade, serve para promover o reconhecimento dos talentos e reconhecimento de pontos fortes​ de mulheres. Além disso, identificar oportunidades para o crescimento profissional e pessoal, identificar quais são os sabotadores internos​​, valorizar, sem estereotipar (aspectos femininos dentro do ambiente corporativo​​) e identificar a melhor forma para se comunicar​. E também ajuda a potencializar a cooperação entre mulheres​​ e desenvolver para ser uma liderança inclusiva.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp