08/03/2024 às 11h43min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h02min

'Revoada' conecta fragmentos esculpidos pela natureza a poesia, escultura, pintura e colagem

Com mais de 40 obras, exposição de Alexandra Cavassana, a Lê, estreia na Galeria Recorte

Galeria Recorte
Divulgação
 

A Galeria Recorte, única galeria de artes do país dedicada exclusivamente à colagem, vai exibir, a partir de 9 de março, às 17h, a exposição individual “Revoada”, da artista Alexandra Cavassana .

Pedagoga de formação e apaixonada pelas várias possibilidades da arte botânica, Alexandra reconstrói palavras e narrativas com poesia e leveza, traçando uma reflexão com a vida contemporânea.

Com curadoria de Jaqueline Ferreira, a mostra reúne mais de 40 obras, com diversos tamanhos e com diferentes técnicas, mesclando elementos naturais esculpidos pela própria natureza e outros materiais que serão ressignificados de maneira lúdica.

São raízes, sementes, pedras, folhas, ninhos, galhos, fungos, flores, cheiros e diferentes texturas que irão compor essa atmosfera, utilizando suas formas naturais e, em alguns casos, com novas estruturas, cores e significados. As obras, utilizando técnicas mistas (assemblage, colagem, impressões botânicas, poesia, esculturas e fotografia), estarão fixadas em estruturas de madeira, caixotes, pallets e troncos, reforçando a sustentabilidade.

Os materiais utilizados na exposição foram coletados em caçambas, restos de podas, terrenos baldios, jardins e, ao acaso, pelos caminhos por onde Lê, como Alexandra Cavassana assina suas obras, passou. Em entendimento e respeito, a artista se propôs a não subtrair esses elementos do ambiente próprio deles de maneira abusiva. “A natureza sempre encontra outros caminhos, se adapta e busca a sobrevivência. Não há meio ambiente sem o ser humano, somos todos parte do todo. O que acontece com um repercute no outro”, diz ela.

Com um circuito contendo 2 blocos, o público será levado pela revoada dos pássaros, da degradação da natureza dos dias atuais, como desmatamentos e queimadas, ao refúgio, à árvore da vida, onde os visitantes poderão trocar mensagens de esperança e de otimismo. “A partir deste roteiro, será possível olhar e sentir de forma natural e encantada como a vida age e flui”, diz a artista. A ideia é que esse visitante se reconheça como parte neste contexto caótico e poético, mostrando que a vida é um ciclo de esperança, alquimia, mutualismo, resistência, força, magia, renascimento e conexões.

A exposição também conta com a participação da artista visual Felicia Roza, Pops Lopes, Vinícius Tanzi e Alexandre Lins de Souza.

Com entrada gratuita, a mostra estará aberta ao público na Galeria Recorte até o dia 11 de maio de 2024.

Mais sobre a artista

Pedagoga, artista visual, cenógrafa, arte terapeuta e mãe. Desde jovem, alia na sua rotina paixões por arte, plantas e histórias de vida buscando estabelecer conexões com a educação inclusiva, social e ambiental.

Como artista autodidata, Alexandra encontra sua principal inspiração na convivência com plantas, dedicando-se ao cultivo e uso de plantas medicinais. Essa vivência resulta na criação de obras que refletem não apenas sua expressão artística, mas também sua ligação com a natureza e a busca por produtos naturais, como chás e medicamentos naturais.

Atualmente, Alexandra Cavassana concentra seus esforços no estudo da arte botânica e na pesquisa independente sobre a obra do artista Darcy Penteado. Sua trajetória artística é marcada pela interseção entre arte, educação e ecologia, refletindo seu compromisso com a inclusão, a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental.

 

SERVIÇO:

Exposição "REVOADA”, de Alexandra Cavassana

Local: Galeria Recorte

Endereço: Rua Augusta, 829, Consolação

Visitação: de terça a sexta, das 14h às 20h. Aos sábados, de 10h às 18h.

Acesso gratuito

Data de abertura: 9/3/2024 (sábado), das 17h às 20h30min

Período de visitação: 9/3 até 11/5/24

Site: www.galeriarecorte.com.br

Instagram: @galeriarecorte

Contato: 11 3368-9824 / 98200-0805


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp