08/03/2024 às 12h45min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h01min

Elas estão no comando!

Nutrien investe em lideranças femininas para cargos estratégicos em suas empresas no Brasil

Ludymila Marques
Divulgação Nutrien

 
 

   Andrezza Chagas (esq), Marina de Castro (centro) e Clarissa Grunberg (dir) compõem o crescente quadro de mulheres em cargos de liderança na empresa
 

São Paulo (SP) –  Em um cenário empresarial onde a equidade de gênero ganha espaço e reconhecimento, a multinacional Nutrien destaca-se ao apostar na liderança feminina para impulsionar suas operações no Brasil. A empresa, referência global no setor de insumos agrícolas, tem registrado aumento no percentual de mulheres em cargos estratégicos, consolidando uma mudança significativa na dinâmica de sua estrutura organizacional.
 
Atualmente, as mais de 200 gestoras representam uma ocupação feminina de 36% dos postos de comando na estrutura das empresas da Nutrien no país. Um processo que, na avaliação da diretora de RH da empresa para a América Latina, Clarissa Grunberg, já apresenta resultados positivos. “Com grande competência, dedicação e visão de futuro, as lideranças femininas agregam características muito específicas à gestão corporativa e ao desenvolvimento do agronegócio como um todo”, explica a executiva.
 
Diversos estudos conduzidos por instituições como McKinsey, Deloitte, e Harvard Business Review demonstram que empresas diversificadas e com maior presença de mulheres em cargos gerenciais têm maior capacidade de inovação e tomada de decisões, o que se traduz em resultados financeiros sólidos e sustentáveis.

À frente da novíssima estrutura de misturadores de fertilizantes da Nutrien em Alfenas (MG), que inicia suas operações em abril, está a engenheira química Andrezza Chagas. Prata da casa, ela ingressou na empresa há uma década como assistente de pesquisa dos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da fábrica de fertilizantes especiais e nutricionais da Agrichem, empresa adquirida pela Nutrien. Desde esse início, ainda recém-formada em química, ela se destacou pela garra, iniciativa e vontade contínua de aprender cada vez mais. Andrezza concluiu uma segunda graduação, em engenharia química, e passou por diferentes áreas da unidade, em uma trajetória ascendente de cargos, desafios e novas responsabilidades. “Recebi um suporte essencial da empresa, que apostou no meu potencial, me deu o tempo que precisava para meu desenvolvimento e a oportunidade de ocupar novos espaços, valorizando uma profissional da casa ao invés de contratar alguém no mercado”.
 
Em 2020, assumiu a coordenação de toda a equipe industrial da fábrica de fertilizantes especiais da Nutrien em Ribeirão Preto; que mesmo no auge da pandemia, seguia a todo vapor. Andrezza soube gerenciar obstáculos e trabalhar as habilidades de cada profissional de sua área, criando oportunidades para crescimento e contando, assim, com o time em forte sintonia e engajamento.
 
Em março de 2023, foi chamada para assumir a gerência geral da unidade. Mais uma vez Andrezza se provou uma líder com grande capacidade em tomada de decisão e, ao mesmo tempo, forte habilidade em delegar, motivar e desenvolver sua equipe. Poucos meses depois veio o convite para assumir o comando das operações do novo misturador de fertilizantes em Alfenas. O início das operações está marcado para abril, mas a nova gestora já se mudou para a cidade, onde coordena in loco os processos de implantação da linha e o treinamento das equipes. “O desafio aqui é iniciar do zero com alto padrão de excelência operacional, qualidade e segurança. Será uma unidade de grande automação e iniciaremos a operação  já com uma grande base de aprendizados acumulados em processos e na operação o que será fundamental para  que as equipes atuem em total sintonia e com muita eficiência”.
 
“Descobri neste caminho que gosto de liderar pessoas. Me faz feliz ver alguém do time crescendo e sentir que tive alguma contribuição neste processo. A mulher se permite ser vulnerável, prioriza ser acessível e lidera jogando junto com o time”.  - Andrezza Chagas, Gerente de Produção / Misturador de fertilizantes da  Nutrien em Alfenas
 
 
CARREIRA E MATERNIDADE
 
No lugar da Andrezza, outra colega  assumiu o comando da fábrica da Nutrien em Ribeirão Preto. A engenheira química Marina Castro recebeu o convite para o cargo enquanto estava em licença maternidade pelo nascimento de sua primeira filha, a Alice.  “Um convite que me pegou de surpresa e me deixou muito feliz. Grata por ter meu trabalho reconhecido e valorizado pela empresa e por essa oportunidade de crescimento ter vindo em um momento em que muitos empregadores ainda veem as mulheres, e especialmente as que são mães, como um problema em potencial”.  
 
Funcionária da empresa desde 2020, Marina ocupava o cargo de coordenadora de qualidade junto aos times de controle de qualidade do laboratório da fábrica em Ribeirão Preto e ao time de garantia de qualidade, e se destacou pela conexão com as equipes, com grande avanço nas entregas. “Voltei da licença como gerente de produção de toda a planta. Cheia de energia, vontade de fazer um excelente trabalho e de contribuir muito com a empresa e o crescimento também de cada membro do time”.
 
É comum ouvirmos que a maternidade desestrutura a mulher, tira seu foco do trabalho ou reduz a sua produtividade. Percebo hoje o contrário, estou muito mais produtiva e focada. Se saio de casa e deixo minha família para trabalhar, preciso que esse tempo faça muito sentido. Quero sempre otimizar as horas dedicadas para produzir e entregar bem. Quero ser orgulho e exemplo para minha filha”. – Marina Castro, Gerente de Produção da Fábrica  da Nutrien em Ribeirão Preto
__________________
 
Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas

No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas é uma das maiores plataformas de soluções agrícolas e tem o compromisso em servir aos agricultores no país de forma inclusiva e sustentável por meio de um novo conceito de varejo, que inclui um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções. A empresa oferece um atendimento presencial diferenciado e uma logística inteligente, com uma experiência individualizada e integrada a uma plataforma digital. Está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão Tocantins, Rondônia e Acre, com 130 unidades comerciais, entre lojas e centros de experiências, 2 unidades de beneficiamento de soja, 4 misturadores de fertilizantes, 1 fábrica de nutricionais e mais de 880 consultores especializados. Com cerca de 3 mil colaboradores, a Companhia continua em plena expansão dos seus negócios para outras regiões e segue cumprindo seu plano estratégico de crescimento, investindo em aquisições, ampliação de unidades e implantação de novas tecnologias que alavancarão a presença da Nutrien no país para atender às necessidades dos agricultores de forma simples, ágil e inovadora. Mais informações sobre a atuação no Brasil no site da Nutrien.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp