08/03/2024 às 11h09min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h00min

Medica Sandra Lopes fala sobre prevenção do câncer de colo de útero e usa roupas coloridas para o Março Lilás

vanessa haddad
vhassesssoria
Dra. Sandra Lopez, que se transforma em Lupita Glamurosa para humanizar atendimentos e levar alegria para os pacientes, se veste de lilás neste mês


A médica Dra. Sandra Lopez, que se transforma em Lupita Glamurosa ( um tipo de princesa) para humanizar os atendimentos e levar alegria nos hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, todos os meses participa de uma campanha de conscientização. Dessa vez, a profissional da saúde se vestirá de lilás para o Março Lilás, campanha que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Durante este mês, Lupita visitará postos de saúde distribuindo os lacinhos Lilás, simbolizando o convite à campanha. A médica passará a mensagem e orientaçãoes de uma manera alegre e divertida com seu figurino lilás e sua coroa, que será usada por suas pacientes levando energia e autoestima. "Pois todas merecemos ser rainhas", declara.

Ela falou um pouco sobre a importância da campanha. "Ela tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao combate ao câncer de colo uterino", diz a ginecologista que fala também sobre a causa da doença. "Este câncer é provocado pela infecção persistente do HPV papilomavírus humano. A infecção genital por esses vírus é muito frequente".



A médica diz que essas alterações são descobertas no exame preventivo. "Conhecido também como papanicolau. Quando detectadas a tempo são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame", esclarece.

Ela explica que a doença pode não apresentar sintomas na fase inicial. "O câncer de colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos", finaliza.


Sobre Lupita Glamurosa

Lupita é uma personagem criada há quatro anos pela médica colombiana Sandra Lopez. Ela entra nas enfermarias de hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, fazendo brincadeiras, dançando e tocando músicas latinas, como as da cantora Shakira.

"O apelido foi dado por enfermeiras do pronto socorro Vicente de Carvalho em Guarujá. E meu cabeleireiro, um dia antes, falou: Lupita é glamourosa", recorda a médica.

Lupita leva sua alegria com vestidos glamourosos, com muito brilho, acompanhados de uma coroa que simboliza uma transmissão de energia e paz.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp