08/03/2024 às 17h04min - Atualizada em 09/03/2024 às 08h15min

Movimento Reinventando Futuros participa de debate sobre economia circular, no MDIC, em Brasília  

O encontro com lideranças femininas para a Estratégia Nacional de Economia Circular contou com a presença de Lídice Berman, embaixadora do Movimento

Lorena Lima e Tatyanna Hayne
PR Mídia Press
Renata Larroyd
 

Para celebrar o mês da mulher e retomar as mesas temáticas “Mulheres na Política”, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realizou na última semana um encontro entre representantes do Governo, empresas, sociedade civil e lideranças femininas de todo o Brasil para debaterem a presença, desafios, principais realizações e importância das  mulheres na economia circular. O encontro teve como objetivo central coletar contribuições diversas para a elaboração da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), sob a perspectiva de mulheres que atuam e promovem a circularidade da economia através de suas atuações diversas. 

Lídice Berman, baiana, embaixadora do Movimento Reinventando Futuros e idealizadora do Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC) participou do encontro realizado em Brasília, em 1 de março - data que celebra o Dia do Catador e da Catadora de Materiais Recicláveis. “Vivi uma experiência de expansão de conexões e conhecimentos junto com grandes mulheres, com a importante missão de contribuir com a estratégia nacional de economia circular do país", afirmou.  Lídice, que foi a Brasília a convite de Sissi Alves da Silva, Coordenadora Geral de Bioeconomia e da Secretaria de Economia Verde, integrou a mesa composta por outras 50 mulheres, que participaram do encontro conduzido pela Secretária Executiva adjunta do MDIC, Aline Damasceno. 

As mulheres atuam fortemente para a construção de ações sustentáveis, pautadas na economia circular. Segundo dados divulgados em 2021 pelo Movimento  Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) dos 800 mil trabalhadores em atividade no Brasil, 70% são mulheres. "Nós atuamos em todas as frentes da economia circular - o nosso feminino está ligado também ao circular e nós ocupamos espaços, somos lideranças, criamos ações e difundimos novas formas de agir pensando no coletivo", pontua Lidice.  

Mesa ‘Mulheres na Política’

Com o objetivo de engajar e criar oportunidades de desenvolvimento em políticas públicas, as mulheres presentes no encontro do MDIC colaboraram também para o debate e avanço da Estratégia Nacional de Economia Circular - projeto de lei que cria a Política Nacional de Economia Circular, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos na última terça-feira 5, e que segue agora para análise do plenário do Senado. 

A PL 1.874/2022 tem por objetivo, incentivar, por meio do poder público, pesquisas e a adoção de novos modelos de negócios que promovam o valor e aproveitamento máximo de matérias-primas e insumos por meio de cadeias produtivas integradas, além de investir em infraestrutura e processos que otimizem o uso de recursos. 

Quem é Lídice Berman?

 

Especialista em Territórios Criativos e Sustentáveis e referência nacional em Economia Criativa, Circular e Gestão Colaborativa, Liu Berman, como é conhecida, esteve à frente, nos últimos 15 anos, de movimentos criativos e colaborativos com foco na geração de valor e renda para o empreendedorismo nacional. Com ampla atuação no mercado cultural e na ativação de inúmeros projetos, fundadora do Coreto Criativo - rede colaborativa com mais de 5 mil empreendedores nordestinos impactados, e mais de 500 marcas aceleradas, ela é também mobilizadora social. 

 

Integrou o time da Unesco Sustentabilidade Transcriativa, também fez parte da governança inicial do comitê de gestão territorial com foco em Economia Circular do Banco do Nordeste. Hoje residindo em São Paulo, Lídice também é referência no Brasil em projetos de transformação social e atualmente se destaca pela liderança do movimento circular e criativo “Reinventando Futuros”, que entre seus projetos proprietários assina a idealização e criação do primeiro Fórum de Economia Circular do Brasil, o FNEC - Fórum Nordeste de Economia Circular, com primeira edição realizada em novembro de 2023, na capital baiana.

 

Reinventando Futuros

 

O movimento Reinventando Futuros é uma iniciativa de promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de arte educação, pautada em valores importantes. Dentre eles, destacam-se os 4C´s: educação cidadã, circular, criativa e curativa. Com o objetivo de engajar a sociedade civil em projetos de base na educação escolar, tal movimento reforça a importância de se repensar os caminhos a serem tomados para a construção de futuros mais justos e igualitários. 

 

Através da qualidade e efetividade de suas ações, o Reinventando Futuros visa fomentar projetos educacionais que contribuam efetivamente para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável. Este ano, as lideranças do Movimento, Lídice Berman, Joana Marambaia e Breno Barretto estarão presentes no World Circular Economy Forum (WCEF), o principal evento mundial para pensadores, realizadores e líderes da economia circular. O fórum será em Bruxelas, de 15 a 18 de abril de 2024, e pretende apresentar soluções circulares de maior impacto de todo o mundo. A participação online está aberta a todos neste link: WCEF2024 - WCEF2024 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp