08/03/2024 às 21h50min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h02min

5 coisas que você não sabia que prejudicavam a saúde das articulações

Saber o que prejudica as suas articulações é o primeiro passo para evitar problemas futuros, explica o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

MF Press Global
© Divulgação/Freepik

A saúde das nossas articulações é fundamental para o nosso bem-estar geral e para um envelhecimento saudável com uma boa mobilidade, mas muitas vezes temos alguns hábitos diários que podem contribuir para prejudicar as articulações e muitos sequer sabem disso, explica o Nеuro-Ortopеdista, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho.

Entender como nossos hábitos afetam nossas articulações é fundamental para vivermos com qualidade e ter uma melhor mobilidade. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm essa consciência e acabam não conhecendo hábitos que afetam suas articulações”, explica.

5 hábitos que você não sabia que afetam a sua saúde:

01 - Estresse Crônico:

Muitas pessoas pensam que apenas os hábitos físicos impactam as articulações, mas até mesmo a saúde mental pode afetá-la. O estresse prolongado, por exemplo, pode contribuir para a inflamação nas articulações. Quando estamos constantemente sob pressão, nosso corpo libera hormônios do estresse, que, a longo prazo, podem desencadear reações inflamatórias nas articulações, principalmente para pessoas com condições anteriores”, afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

02 - Dieta Desbalanceada: 

Uma alimentação rica em alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas não é apenas prejudicial à saúde cardiovascular, mas também pode afetar as articulações, aumentando a inflamação, principalmente de pessoas com artrite e outros problemas articulares”.

03 - Sedentarismo:

A falta de atividade física enfraquece os músculos que suportam as articulações, aumentando o peso que elas precisam suportar e tornando-as mais suscetíveis a lesões e desgaste. Mas eles devem ser feitos sempre com o acompanhamento adequado para evitar o efeito contrário”.

04 - Má Postura:

Passar longos períodos em uma posição inadequada, como em escritórios, dirigindo ou deitado, pode sobrecarregar as articulações e levar a problemas como dores nas costas e nos joelhos. Ajuste sua postura ao sentar ou ficar de pé, e faça pausas curtas para se movimentar durante o dia”.

05 - Calçados:

Isso mesmo, o tipo de calçado que você escolhe também afeta as suas articulações. Sapatos inadequados podem causar desalinhamento, afetando a distribuição do peso nas articulações. Escolha sempre calçados que ofereçam suporte adequado e se adaptem corretamente ao formato dos seus pés”, explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp