A Pettenati avançou no conceito de Indústria 4.0, um pilar na estratégia da empresa, elevando-a à vanguarda da inovação têxtil global, com sistemas integrados de produção alinhados à filosofia de gestão lean manufacturing. “A empresa sempre esteve muito atualizada em inovação. Somos a primeira têxtil no Brasil a automatizar os processos, como a tinturaria, em 1992. Nos últimos cinco anos, expandimos a aplicação do conceito de indústria 4.0, com automação, digitalização, robotização e inteligência artificial em todas as áreas dos nossos processos produtivos, da tecelagem ao acabamento do tecido”, explica o CEO, Ricardo Pettenati.
O projeto mais recente, o Armazém Inteligente Pettenati, com investimento de R$ 18 milhões, é uma solução intralogística para o gerenciamento automatizado de estoque. Integrando tecnologias de smart manufacturing, gerou aumento de 45% na produtividade da expedição e ganhos de competitividade, otimização do tempo de entrega e de espaço físico, além de benefícios ambientais e ergonômicos.
No projeto completo de indústria 4.0, toda a operação a partir da revisão final do tecido é realizada por robôs AMR (Autonomous Mobile Robot), veículos autoguiados que movimentam os paletes com autonomia pelos corredores da fábrica, monitorados remotamente por câmeras de vídeo e sensores instalados em cada estágio logístico.
O Sistema de Carregamento Robotizado de Trailer movimenta a mercadoria desde a área de expedição até o posicionamento no veículo para transporte final ao cliente. Interligando a produção em todas as etapas, o software WMS (Warehouse Management System) faz o mapeamento prévio integral da cadeia logística com informações em tempo real. Assim, são organizados os fechamentos dos pedidos, com identificação e posicionamento do produto para o transporte final.
Foco na internacionalização
As peças e tecidos industrializados são, na maioria, direcionados ao mercado mundial. Os negócios com foco na internacionalização vêm desde a fundação da empresa. “A tradição de exportação, qualidade e compliance com os mercados internacionais sempre foram pilares da nossa estratégia de crescimento”, afirma Ricardo Pettenati.
A empresa expandiu fronteiras em 2008, a partir da unidade de produção em El Salvador, na América Central, consolidando presença global e aproveitando as oportunidades criadas por acordos de livre comércio, principalmente com os Estados Unidos, importante centro consumidor. “O nosso objetivo com a internacionalização, além da exportação, foi produzir fora do Brasil, levando novas tecnologias de tecidos de alta performance às marcas internacionais mais importantes do mercado esportivo e montanhismo. Assim, nos posicionamos à frente de nossos concorrentes, já que estas marcas são extremamente exigentes em relação à sustentabilidade de fornecedores”, diz o CEO. “Desta forma, nos tornamos a maior e mais moderna fábrica de tecidos de malha das Américas, líder no setor têxtil, atuando em parceria com as principais marcas do mundo”, acrescenta.
Cultura de ESG e presença comunitária
O CEO também destaca o compromisso da empresa com a responsabilidade social e de consciência ambiental que fazem parte da cultura da empresa, desde a fundação, refletindo-se em iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança). Um exemplo apontado é a creche fundada em 1975 pela mãe de Ricardo, Francesca Pettenati, e que evoluiu para a Escola Tia Fran. Há também investimento em processos ambientais e o envolvimento com as comunidades onde a empresa está inserida.
“O maior investimento social é gerar oportunidade de crescimento profissional. Beneficia a comunidade e contribui para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Caxias do Sul, que, nesta administração municipal, investe em promover todas as áreas econômicas da região, incluindo a têxtil e a moda”, afirma Ricardo Pettenati.
Sobre a Pettenati SA