08/03/2024 às 17h26min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h00min

Conta de Água Alta? Entenda o Papel dos Vazamentos e Como Combatê-los

Pequenos Vazamentos, Grandes Impactos na Conta de Água

Wilson Pacheco
https://cacavazamentohm.com.br/
canva

A elevação inesperada na conta de água de residências tem sido um problema comum e preocupante para muitos brasileiros. Esse aumento muitas vezes está relacionado a vazamentos não visíveis, que, apesar de pequenos, podem resultar em um grande desperdício de água e, consequentemente, em contas altas ao final do mês. Uma fissura minúscula em um cano, por exemplo, pode desperdiçar centenas de litros de água diariamente, impactando diretamente o orçamento familiar​​.

A Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água em várias regiões, cobra o consumo de água baseado em faixas de consumo. Isso significa que pequenas variações no consumo podem resultar em grandes diferenças na conta de água devido ao método de cobrança adotado​​.

Diante desse cenário, Wilson Pacheco, técnico especialista em caça vazamentos de água da empresa HM Vazamentos, compartilha algumas dicas valiosas: "A prevenção e a detecção precoce de vazamentos são essenciais para evitar contas de água altas. Regularmente, verifique instalações e esteja atento a sinais de umidade ou barulho de água correndo sem uso. Em caso de suspeita, a contratação de um serviço especializado em detecção de vazamentos pode evitar transtornos e custos adicionais".

Além disso, é recomendável verificar o hidrômetro regularmente e compará-lo com a conta recebida para identificar possíveis discrepâncias no consumo registrado​​. Em casos de conta de água muito alta sem justificativa aparente, o consumidor deve solicitar uma vistoria técnica para identificar vazamentos ocultos ou problemas no medidor, que podem estar contribuindo para o aumento do valor da conta​​.

A tecnologia também desempenha um papel importante na detecção de vazamentos. Empresas especializadas em caça vazamentos utilizam equipamentos avançados, como vídeo inspeção por termografia, geofone digital e correlacionador de ruídos, para detectar precisamente a origem do problema sem a necessidade de obras invasivas, garantindo uma solução eficiente e menos custosa​​

Para enfrentar o desafio de contas de água elevadas, é essencial uma abordagem proativa tanto por parte dos consumidores quanto das empresas de abastecimento. A conscientização sobre o uso racional da água, a manutenção preventiva das instalações hidráulicas e a rápida intervenção em caso de vazamentos são estratégias fundamentais para evitar desperdícios e garantir uma conta de água mais justa.

Encarando os vazamentos não apenas como um problema individual, mas como uma questão de gestão de recursos hídricos, é possível promover um uso mais sustentável da água, beneficiando o meio ambiente e a sociedade como um todo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp