07/03/2024 às 10h18min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h10min

Movimento Circular participa do Programa de Transformação para o Modelo de Negócio de Economia Circular no Japão

Vinicius Saraceni, Hub Director do Movimento Circular, com mais 22 selecionados de diversos país em desenvolvimento, participam de visitas técnicas a indústrias em Nozaki e Tóquio

Bartira Betini
divulgação
Até dia 19 de março, o Movimento Circular participa no Japão do Programa de Transformação para o Modelo de Negócio de Economia Circular, oferecido pelo governo japonês. O convite para participar desta jornada veio por meio da AOTS Brasil, uma organização afiliada ao Ministério da Economia da Terra do Sol Nascente.

“Nesta Missão ao Japão, promoveremos conexões estratégicas, explorando potenciais colaborações que ultrapassam fronteiras. Afinal, este programa tem como objetivo não apenas aprofundar a compreensão do conceito de Economia Circular, mas também conhecermos o modelo japonês de circularidade e possíveis caminhos de aproximação entre o Japão e a América Latina”, explica Vinicius Saraceni, Hub Director do Movimento Circular.

Durante os 15 dias de imersão no Japão, Vinicius e outros 22 selecionados de diversos países em desenvolvimento, participam de visitas técnicas a indústrias em Nozaki e Tóquio. Essas visitas vão proporcionar uma visão privilegiada da cultura japonesa, destacando a eficiente utilização de recursos.

O objetivo é não somente absorver um valioso conhecimento, mas também explorar oportunidades de crescimento e colaboração na vanguarda da Economia Circular. Essa iniciativa ainda eleva a presença global do Movimento Circular e destaca seu compromisso em ser uma força motriz na transição da economia linear para a circular.

Saraceni destaca que “a cultura japonesa, marcada por  uma mentalidade de aproveitamento máximo dos recursos, oferece lições valiosas sobre sustentabilidade, circularidade, regeneração e eficiência que serão exploradas neste curso”.


Saiba mais sobre a AOTS

A Missão Japão é acontece graças ao Instituto AOTS do Brasil, braço brasileiro da AOTS Japan – Association for Overseas Technical Cooperation and Sustainable Partnerships. Ao longo de mais de 60 anos, a AOTS tem promovido a cooperação técnica entre o Japão e países em desenvolvimento através de atividades de treinamento gerencial e técnico no Japão e nos países assistidos. Os membros do Instituto AOTS do Brasil atuam voluntariamente, fiéis à missão da AOTS de criar um mundo de “Coexistência e Crescimento Conjunto” e atuam como extensão da AOTS Japan para a introdução de seus programas de gestão no modelo japonês no Brasil.

Sobre o Movimento Circular

Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos. O Movimento Circular contabiliza hoje 2 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp