06/03/2024 às 17h16min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h09min

Representatividade feminina em Pauta: Avanços e Obstáculos na Comunidade Local

Vereadora destaca importância de políticas públicas para implementação dos direitos das mulheres

Conceição Arruda
Conceição Arruda, vereadora mais votada da história de Sabará. Bacharel em Gestão Pública, atuou na área da saúde por mais de 30 anos. @conceicaoarruda
Acervo Pessoal

O Brasil, assim como muitos outros países, enfrenta desafios significativos no que diz respeito aos direitos das mulheres. Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, ainda há disparidades importantes a serem enfrentadas em várias esferas da sociedade. Mesmo o Brasil melhorando significativamente no ranking dos países com melhor paridade entre os gêneros, pulando da 94ª posição em 2022 para a de 57ª, segundo o  relatório Global Gender Gap de 2023 divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o índice de desigualdade ainda é alto, e essa mudança só é possível através de políticas públicas que garantem os direitos das mulheres.

 

Apesar dos desafios, há também sinais encorajadores de progresso. Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo da representatividade feminina na política brasileira. Nas eleições de 2020, por exemplo, o Brasil alcançou um recorde de 12,6 mil candidaturas de mulheres para prefeituras, representando um aumento de 13,5% em relação às eleições municipais de 2016.

 

Conceição Arruda, vereadora mais votada da história de Sabará, é defensora dos direitos das mulheres. Ela acredita que para  buscar avanços é necessário reconhecer as mudanças mas principalmente focar no que ainda precisa ser feito. “A busca pelos direitos das mulheres é uma jornada contínua e multifacetada. Precisamos reconhecer os avanços alcançados, mas também redobrar nossos esforços para enfrentar os desafios persistentes que ainda existem em nossa sociedade", destaca a vereadora Conceição Arruda.”

 

Implementação de políticas públicas 

 

Os direitos das mulheres não é apenas uma questão de justiça social, mas também de desenvolvimento humano e econômico e para isso é necessário discutir sobre ela em todos os lugares. Conceição afirma que vem trabalhando em políticas públicas para as mulheres em Sabará:  Em Sabará, estamos empenhados em promover políticas públicas que garantam o respeito aos direitos das mulheres e a igualdade de oportunidades para todas", destaca a vereadora Conceição Arruda.

 

Entre as iniciativas defendidas pela vereadora e apoiadas pela comunidade de Sabará, destacam-se programas de empoderamento feminino, campanhas de conscientização sobre violência contrar mulheres, ações de combate à discriminação no mercado de trabalho, e o fortalecimento da participação política das mulheres.

 

No caminho por mais implatação de direitos e representatividade feminina, enfrentamos diversos desafios, como o machismo estrutural, a violência doméstica e a desigualdade salarial. No entanto, estamos determinados a superar esses obstáculos e construir uma sociedade onde todas as pessoas sejam valorizadas e respeitadas, independentemente de seu gênero", conclui Conceição Arruda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp