06/03/2024 às 16h04min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h02min

Tekbond investe em processo de logística reversa de embalagens pós-consumo e apresenta programa “Novo de novo”

Programa em parceria com eureciclo visa a destinação de mais de 2.600 toneladas de resíduos das embalagens comercializadas. Além disso, espalha pontos de entrega voluntária pelo país a fim de colaborar com a economia circular

Lorena Zanelatto
https://www.tekbond.com.br/
Foto: Lucas Brasil – Coordenador de Trade Marketing na Tekbond
A Tekbond Saint-Gobain, empresa líder no ramo de colas e selantes, está cada vez mais investindo em ações sustentáveis e uma delas é o compromisso com a reciclagem, por meio da compensação das embalagens comercializadas durante o ano. A iniciativa teve início em 2022 e já foram realizadas a compensação de mais de 2.600 toneladas de embalagens pós-consumo que foram comercializadas pela Tekbond entre 2021/23.

Desde 2023 o projeto conta com apoio e parceria da eureciclo, empresa que atua no mercado de reciclagem e gestão de resíduos, buscando soluções sustentáveis para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de materiais.  

A parceria funciona da seguinte maneira: a cada embalagem comercializada, outra equivalente (mesmo material e volume) é enviada à indústria transformadora para que não acabe em locais inadequados, prejudicando a natureza. Tudo acontece por meio da plataforma tecnológica da eureciclo, capaz de rastrear todo o processo, garantindo, com total transparência, que o volume efetivamente retornou ao mercado e que os profissionais envolvidos na triagem foram contemplados com a remuneração dos certificados de reciclagem.

“O compromisso da Tekbond com a sustentabilidade, acompanha o propósito do Grupo Saint-Gobain de fazer do mundo um lugar melhor (Making The World A Better Home) e, cada vez mais, buscamos iniciativas e parcerias para a jornada Missão Zero rumo ao Net Zero em 2050”, afirma Deborah Regina Mendes, Analista de Sustentabilidade e EHS da Tekbond Saint-Gobain. “Por esse motivo, criamos o projeto Novo de novo, que apoia à reciclagem de embalagens em todo o Brasil e disponibiliza pontos para a coleta das próprias embalagens da Tekbond em lojas de venda parceiras. Queremos que a conscientização sobre a importância de todos, empresas e consumidores, na destinação correta de resíduos cole no maior número possível de pessoas”, completa.


A previsão é ter pontos espalhados por todo o país até o final de 2024. No primeiro mês de ação, já temos 4 pontos lançados e 15 em alinhamento. Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no site institucional: https://www.tekbond.com.br/novodenovo.

Como funciona a compensação ambiental e os créditos de reciclagem?

A eureciclo foi pioneira no Brasil ao trazer em 2016, o conceito de compensação ambiental para o país, inspirado no modelo europeu que existe há quase 30 anos e emitir os créditos de reciclagem. Os créditos de reciclagem funcionam como os créditos de carbono e foram regulamentados com a publicação do Decreto Federal no 11.044/22, atualizado e substituído, a partir de 14 de abril de 2023, pelo Decreto Federal no 11.413/23.

Dado que as embalagens após o uso pelo consumidor têm um destino difuso, ainda mais em um país de dimensões continentais, a compensação ambiental é considerada uma forma mais viável técnica e economicamente para cumprir com a logística reversa desses resíduos. Atuamos por estado, compensando o volume de resíduos equivalentes no estado em que foi comercializado.

Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo, remuneram as centrais de triagem (organizações de catadores, cooperativas e operadores) pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. É um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.


Para conhecer mais sobre a Tekbond e ficar sempre colado(a) com os lançamentos de produtos, acesse o site e as redes sociais:

Site oficial: Tekbond.com.br.
Facebook:  TekbondOficial.
Instagram:  tekbond_oficial.

Sobre a Tekbond Saint-Gobain
A Tekbond é uma empresa com mais de 20 anos de história, especializada na fabricação de diversos produtos, tais como adesivos instantâneos (cianoacrilato), travas químicas, silicones, adesivos de poliuretano, adesivos estruturais, PVA, seladores acrílicos, tintas e corantes, produtos de limpeza, entre outros, para atender aos segmentos de construção civil, industrial (OEM e MRO), indústria calçadista, moveleira, mercado automotivo, bens de consumo e artesanato.

Contatos para a imprensa: Textual Comunicação
Lorena Zanelatto – [email protected] | (11) 93317-1809
Diogo Cruz - [email protected]  | (11) 98219-1672

Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor. Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 420 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada. Como resultado dessa união e parceria com mais de 7 mil clientes, já conseguimos que mais de 828 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 14 mil famílias impactadas. A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.

Contatos para a imprensa: InPress Porter Novelli
Rodrigo Cerqueira/Karoliny Gouveia/Karina Brandford - [email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp