06/03/2024 às 12h24min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

3 vantagens de aplicar testes de personalidade nas empresas

Otimização de processos, engajamento e produtividade são alguns dos pontos positivos apontados pelo psicólogo parceiro da Vetor Editora

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A avaliação da personalidade nas empresas é uma estratégia importante para auxiliar a compreensão das singularidades e aptidões de cada colaborador. Além disso, ela também auxilia na formação de equipes de alto desempenho e na construção de uma cultura organizacional sólida e saudável. 

“Entre as diversas opções, os testes de forma geral são importantes para fornecer informações detalhadas sobre o indivíduo a partir de um número reduzido de itens como abertura à experiência, extroversão, emotividade, mantendo a qualidade dos resultados”, explica o autor do recém lançado teste, o psicólogo Felipe Fernandes Vieira de Lima.

Pensando nisso, o autor da Vetor Editora, empresa cinquentenária referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, elencou 3 vantagens da aplicação da avaliação de personalidade para o ambiente organizacional. Confira:

  1. Otimizar processos de recrutamento e seleção para funções específicas

Um dos desafios do processo seletivo em uma empresa é encontrar profissionais que atendam aos pré-requisitos de um cargo, estejam alinhados à cultura e missão daquela empresa. Cada profissional tem uma vivência e experiência diferente que vai refletir na sua forma de trabalhar. Com o instrumento de personalidade é possível capturar uma ampla gama de perfis de forma rápida e eficaz, junto de um relatório detalhado que irá prevenir conflitos, criando, assim, um ambiente de trabalho mais produtivo. 

“O IPHEXA - teste da Vetor Editora - considera vários tipos de insights valiosos para o meio organizacional. São eles: abertura à experiência, que diz respeito à disposição para experimentar coisas novas e a criatividade; amabilidade, que reflete a empatia e a vontade de ajudar os outros; a conscienciosidade, que avalia a organização e o comprometimento do trabalhador. Já a emotividade é referente às emoções e ao gerenciamento do estresse; a extroversão que identifica a sociabilidade e a assertividade e, por fim, honestidade e humildade, que traz um recorte de como aquela pessoa lida com questões éticas e comportamentais”, esclarece Felipe Lima.

  1. Auxilia no engajamento e retenção de talentos

Muito se discute a respeito de estratégias de engajamento. Compreender as características pessoais de cada trabalhador pode ser um apoio para melhorar a satisfação e reduzir a rotatividade. “A abordagem focada na personalidade é parte de um processo abrangente de gestão de recursos humanos, contribuindo com equipes de alto desempenho e líderes habilidosos. Além da seleção, ela aprimora a gestão dos colaboradores existentes. Os líderes podem ajustar sua abordagem de liderança, comunicação e feedback de acordo com as necessidades individuais das equipes, promovendo um ciclo positivo de engajamento e desempenho”, complementa Felipe.
 

  1. Estabelece uma melhor comunicação e impacta na produtividade das equipes

Em todas as esferas da nossa vida a comunicação se faz essencial e no ambiente de trabalho não é diferente. Felipe destaca que a compreensão da personalidade pode impulsionar uma comunicação eficaz entre os times. Isso vai refletir diretamente no andamento de projetos, cumprimento de prazos e em uma cultura mais colaborativa. “De maneira geral, adotar uma ferramenta como essa leva a um crescimento que não se limita às companhias, mas também ao desenvolvimento do profissional”, finaliza.


 
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