06/03/2024 às 15h29min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

Neuralgia do Trigêmeo tem sintomas parecidos com dor de dente

Na maioria dos casos a dor atinge um lado da face e pode ser confundida com dor dentária; especialista explica

Triumpho Comunicação
Diego Daibert Salomão


Considerada uma das dores crônicas mais insuportáveis do mundo, a Neuralgia do Trigêmeo é uma dor facial intensa causada pela disfunção do 5º nervo craniano, que transmite sensações da face para o cérebro e controla os músculos da mastigação. Estima-se, porém, que 4,5 a cada 100 mil pessoas tenham o desprazer dessa doença. 

 

Uma das causas mais comuns é uma artéria posicionada de forma anormal que comprime o nervo trigêmeo. A neuropatia, que pode causar um intenso desconforto facial, muitas vezes é confundida com problemas dentários, e acaba levando a tratamentos dentários desnecessários como extrações.

 

De acordo com Diego Daibert Salomão, neurocirurgião e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, várias condições podem desencadear a Neuralgia do Trigêmeo. “Uma infecção viral pode afetar os nervos cranianos, assim como problemas dentários, como cistos, infecções ou cáries”, explica.

 

No entanto, o diagnóstico mais comum pode ser errôneo, segundo o doutor. “Em aproximadamente 90% dos casos a dor permanece em um lado da face, e é facilmente confundida com dor de dente. “A primeira coisa que o paciente quer é extrair um dente, pois a dor é tão intensa naquela região que a primeira coisa que lhe vêm à cabeça é um problema dentário”, observa Daibert.

 

A Neuralgia do Trigêmeo – prossegue o médico – pode surgir a partir de qualquer estímulo sensorial da face. “Em ações comuns do dia a dia de qualquer pessoa, como mastigar, falar ou ao escovar os dentes. Um golpe de vento frio no rosto também pode causar. Não importa a idade, todos podem desencadear essa doença”.

 

Ele finaliza destacando que a dor associada à neuropatia geralmente é aguda e de disparo elétrico, envolvendo uma ou mais divisões do nervo trigêmeo. “Embora possa ser confundida com dor dentária, essa condição muitas vezes é distinta na sua apresentação - com pacientes relatando episódios de dor repentina, muito aguda e breve, geralmente unilateral”.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp