07/03/2024 às 21h05min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

O caminho do sucesso empresarial: implementação e impactos da metodologia 5S

Dirceu Vieira Junior*

2PRÓ Comunicação
Montana Química

A Metodologia 5S, originada no Japão, destaca-se como um sistema eficaz para melhorar a organização, produtividade e redução dos desperdícios nas empresas, fundamentando-se nos cinco sensos: utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina. 

Cada "senso" representa uma prática específica: utilização refere-se à eliminação do que não é necessário, organização busca arrumar e otimizar o espaço, limpeza envolve a manutenção da higiene e ordem, padronização busca estabelecer normas e procedimentos, e disciplina refere-se ao comprometimento individual e coletivo para manter os princípios anteriores.

Para implementar essa metodologia, o envolvimento da alta direção é crucial. A obtenção do comprometimento nesse estágio é vista como um ponto de partida essencial. A disseminação da ideia e a realização de treinamentos para todos os níveis da empresa são passos seguintes, precedendo avaliações do estado atual da organização. A implementação real é guiada por um planejamento detalhado, seguido por auditorias de acompanhamento que categorizam a maturidade das áreas.

Os benefícios alcançados pelas empresas que adotam o 5S são notáveis, tais como o aumento da produtividade, prevenção de acidentes, organização aprimorada, melhoria na qualidade de vida dos colaboradores e redução de desperdícios, sendo algumas das vantagens identificadas. A metodologia não apenas gera melhorias operacionais, mas também contribui para elevar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

No entanto, a jornada não é isenta de desafios. A manutenção da metodologia nas organizações, o engajamento contínuo da alta direção e dos colaboradores, e a mudança cultural necessária para incorporar os valores do 5S são desafios cruciais. 

Na Montana Química, por exemplo, a experiência tem sido gratificante, com notáveis conquistas em áreas e entre colaboradores desde a implementação. A competição saudável entre áreas evidencia o comprometimento global, com 90% da empresa já integrada à metodologia. Os 10% restantes serão incluídos no programa em 2024.

Desde a adesão em 2019, a Montana mantém a mesma energia e dedicação à metodologia 5S, refletido na demanda por auditorias mais frequentes por parte dos colaboradores. Essa abordagem evidencia o desejo de demonstrar melhorias contínuas, não apenas durante as auditorias semestrais, consolidando a metodologia 5S como uma parte integral da cultura organizacional na empresa.

*Dirceu Vieira Junior é Gerente da Qualidade & Compliance da Montana Química.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp