07/03/2024 às 12h06min - Atualizada em 07/03/2024 às 20h00min

“Verdades de Papel”, de Analu Leite: uma inspiração para o Mês da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, indicamos a leitura do romance inspirado em fatos verdadeiros que versa sobre a importância de fazer as pazes com o passado, antes que ele bata à sua porta novamente.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

No mês de março, dedicado à celebração e reconhecimento das mulheres, a obra “Verdades de Papel” [Editora Urutau], da escritora Analu Leite, surge como uma dica de leitura para quem está interessado em se inspirar em histórias de mulheres fortes, inovadoras e à frente de seu tempo. 

Com lançamento previsto durante a Bienal do Livro, em Salvador, Bahia, o livro também receberá eventos com autógrafos de Analu apoiados pela prefeitura da cidade de Ilhéus. A obra, além de ser inspirada em um caso verdadeiro, traz como cenário a década de 1980, refletindo sobre a jornada de vida da protagonista. Rita de Cássia é apresentada como uma figura autodidata que enfrenta desafios e supera obstáculos em meio a eventos históricos significativos, como a vassoura de bruxa que prejudicou diversas fazendas dedicadas ao cultivo e extração de cacau. 

A trama levou cerca de dois anos para ser escrita, pois a autora realizou um trabalho extenso de pesquisa e entrevistas com a mulher que inspirou a sua personagem Rita de Cássia. Durante os capítulos, é possível conhecer mais características desta figura que ajudou a alfabetizar parentes e moradores da região de Mata Escura através das apostilas do MOBRAL, Movimento Brasileiro de Alfabetização. 

Ela cresceu durante o auge da produção de cacau, testemunhou os desafios da luta pela terra e observou de perto a prosperidade dos poderosos coronéis e dos luxuosos cabarés na região. Após a devastação causada pela doença das plantas conhecida como vassoura de bruxa, Rita de Cássia deixou sua cidade natal para estudar em Salvador, onde obteve sua formação universitária, incluindo mestrado e doutorado. Tornando-se uma figura de destaque na área da Educação na Bahia, a protagonista foi convidada a liderar os esforços educacionais na zona rural de Mata Escura. À medida que a história se desenrola, Rita enfrenta o desafio de reconectar-se com sua infância e recordar os momentos cruciais de sua vida.

Os interessados pela leitura deste livro, podem adquiri-lo nas principais livrarias do país, diretamente com a autora, em sua rede social (https://www.instagram.com/analuleiteescritora/) com dedicatória exclusiva, pelos marketplaces como a Amazon ou pelo site da editora Urutau (https://editoraurutau.com/). 

Sobre a autora Analu Leite:

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Direito Processual Constitucional pela Universidad Nacional Lomas de Zamora (Argentina). Servidora pública do Poder Judiciário da Bahia desde 2008, atuando como assessora de magistério desde 2010.  Para conhecer mais: https://www.instagram.com/analuleiteescritora/ 

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Verdades de Papel

Autora: Analu Leite

Gênero: literatura brasileira, ficção, romance, drama

Editora: Urutau

Ano: 2024

Páginas: 244

ISBN:  ‎ 978-6559006601

Preço: R$ 56,00

Link para compra na Amazon: https://www.amazon.com.br/livro-Analu-Leite/dp/6559006603/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2UTX6POU1UHUJ&dib=eyJ2IjoiMSJ9.V2aB9FozFg5x7-UyQ-lBvg.pNGAmWWEn4rmcjcC6k61WexpJReCdxP-0AIBTjWRers&dib_tag=se&keywords=verdades+de+papel+analu+leite&qid=1709748664&sprefix=verdades+de+papel+analu+leit%2Caps%2C211&sr=8-1 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp