07/03/2024 às 12h28min - Atualizada em 07/03/2024 às 20h00min

Benefícios do phygital para a sua empresa

*Por Fernando Farias

Redação
Freepik
Junção de duas palavras consideradas anteriormente como antônimos - físico (offline) e digital (online) - o phygital surgiu para mostrar que novos rumos ou a integração entre caminhos complementares são sempre possíveis.

Com o propósito de elevar a experiência do usuário, essa estratégia incorpora a interação presencial com as tecnologias, criando uma vivência única para o consumidor. Segundo dados da pesquisa Mobile Consumer Survey 2023 da Airship, 83% dos entrevistados recorrem a seus dispositivos ao entrar em uma loja física para comparar preços com os disponíveis na internet. 

Ao oferecer uma experiência mais singularizada, atraente e até mais completa para o cliente, muitas vezes o phygital acaba sendo confundido com o omnichannel. Porém, apesar de parecidos, os conceitos não são iguais. O phygital tem o propósito de unir o online com o offline, trazendo uma vivência mais singularizada, atraente e até mais completa para o usuário. Já o omnichannel integra seus canais de comunicação, gerando uma experiência otimizada, em vários canais diferentes de uma mesma marca. 

Reunindo o melhor dos recursos online e offline, essa nova técnica traz inúmeros benefícios não só para o consumidor, mas também para o negócio. Com a integração dos dois mundos, é possível fazer com que a experiência de compra do cliente seja personalizada e mais completa, deixando a jornada de compra mais fluida e satisfazendo as necessidades, bem como as expectativas do usuário. 

A utilização da tecnologia para coletar dados e o comportamento do consumidor auxilia também na diferenciação da empresa em relação aos concorrentes. Esses dados possibilitam a criação de uma estratégia mais precisa, contribuindo para uma maior fidelização dos clientes.

É fundamental que a marca alcance o público em todos os canais para manter o engajamento, por meio de uma comunicação coesa, relevante e personalizada, e utilize as soluções tecnológicas de forma estratégica para manter os compradores interessados e envolvidos.

Além disso, implementar ações O2O (Online to Offline) contribui, e muito, para atrair mais usuários. Nesse modelo, o primeiro contato significativo do consumidor com a marca, serviço ou produto ocorre de forma online, e essa interação evolui para o ambiente offline. 

Outra forma de causar impacto e se destacar em relação aos concorrentes é aplicar estratégias de marketing de experiência ou sensorial para surpreender os clientes em ambientes onde não se espera receber informações.

Seja no ambiente online ou offline, é fundamental criar experiências memoráveis para o público-alvo. Isso proporciona aos consumidores a sensação de importância para a marca, deixando uma lembrança afetuosa em sua memória.

 
*Fernando Farias é CEO da Gofind, plataforma que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas em que a sua marca está presente, incrementando vendas e market share
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp