05/03/2024 às 11h28min - Atualizada em 07/03/2024 às 04h00min

Mulheres ganham espaço no cooperativismo de crédito e assumem lideranças

Presença feminina no setor está em plena expansão e representa acima de 40% dos mais de 20 milhões de cooperados no Brasil

Interface Comunicação
Divulgação

Na semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, um dos setores cuja presença feminina está em expansão é o cooperativismo de crédito. De acordo com último levantamento do Sistema OCB, em 2022, o número de mulheres passou a representar 41% dos mais de 20 milhões de cooperados, sendo mais de 2 milhões em Minas Gerais, conforme o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.

Nas cooperativas filiadas à Unicred Central Multirregional, por exemplo, as mulheres representam 48% do quadro de cooperados. "A presença de mulheres dentro das nossas cooperativas só vem corroborar com o nosso propósito em promover o desenvolvimento do nosso cooperado, colaboradores e comunidade, sempre com profissionalismo e igualdade", ressalta Carolina Ramos, diretora-superintendente.

De acordo com a executiva, ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado papéis cruciais nas cooperativas, contribuindo com sua visão única, habilidades de gestão e comprometimento com os princípios cooperativistas. "Além disso, a liderança feminina no cooperativismo contribui para inspirar outras mulheres a serem líderes e terem participação ativa."

Carolina Ramos, que está à frente da gestão da Unicred Multirregional junto com Flávia Moraes, diretora de administração e supervisão, destaca que o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade especial para reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres líderes no cooperativismo, destacando o papel vital que desempenham nesse modelo econômico e social.

Em termos de liderança, na Unicred Central Multirregional, além das diretoras, 67% dos gestores são mulheres. "Além disso, 62% do quadro de colaboradores da Central e das nossas oito singulares são do público feminino", completa.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Hoje conta com quatro centrais, 28 cooperativas, 373 unidades de negócios e mais de 300 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional - Unicred do Brasil.

Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte/MG, que possui 8 singulares, 125 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp