05/03/2024 às 18h33min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h11min

NetZero promove encontro com produtores de café de Manhuaçu (MG) e região

Objetivo da reunião é apresentar o biochar e o modelo da NetZero, bem como convidar produtores, associações e cooperativas a serem parceiros de uma possível futura planta da green tech na região

Assessoria de imprensa NetZero
Crédito: Gil Silva / NetZero Divulgação
  • Nesta quinta-feira (7), agricultores de Manhuaçu (MG) e região poderão participar de um encontro aberto com integrantes da NetZero, uma startup pioneira na produção de biochar por meio da valorização de resíduos agrícolas. 
  • O objetivo da reunião é apresentar o biochar e o modelo da NetZero, bem como convidar produtores, associações e cooperativas a serem parceiros de uma possível futura planta da NetZero na região.
  • O biochar é um condicionador do solo que atua como uma espécie de “esponja de carbono”, com inúmeros benefícios agrícolas ambientais. Ele ajuda na retenção e maior aproveitamento de água e nutrientes pelas raízes das plantas, por meio da melhoria nas condições físicas, químicas e biológicas  de qualidade do solo,  e tem como resultado um potencial aumento da produtividade das culturas, além de contribuir decisivamente para a remoção de carbono da atmosfera, sua fixação definitiva no solo e redução da pegada de carbono das plantações.
  • Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir em até ⅓ a aplicação dos fertilizantes químicos no solo e, ainda assim, aumentar a produtividade média das culturas em geral, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva. 

Manhuaçu (MG), março de 2023 – Pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, a green tech francesa NetZero promoverá, nesta quinta-feira (7), das 15h às 18h, um encontro com produtores rurais, associações e cooperativas de Machado (MG) e região. O evento, que tem apoio da prefeitura de Manhuaçu, Coocafé, Sicoob e Sindicato dos Produtores Rurais do município, visa apresentar o potencial do biochar como condicionador de solos para uma agricultura mais produtiva e sustentável, bem como convidar produtores, associações e cooperativas a serem parceiros de uma possível futura planta da NetZero na região. 

Participam do encontro Jefferson Carneiro, gerente de Agronomia, e Sandro Ramos, gerente de Prospecção, ambos da NetZero, além de autoridades locais.

O biochar é o resultado da transformação de resíduos de biomassa, como a palha de café e o bagaço de cana, em uma forma de carvão muito estável por meio de um processo térmico. Incorporado no solo, o principal benefício do biochar é sua função de “esponja de carbono”, que ajuda terras agrícolas a reter água e nutrientes, contribuindo também para a remoção de carbono da atmosfera. Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir substancialmente a aplicação dos fertilizantes e, ainda assim, aumentar  de forma determinante a produtividade média das culturas, reduzindo também a “pegada de carbono” das plantações, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva.

Crédito: Gil Silva / NetZero Divulgação

Quem produz o biochar a partir da palha de café no Brasil é a NetZero, uma startup que opera, atualmente, em Lajinha (MG) e está em fase de construção de outras duas fábricas, em Brejetuba (ES) e Machado (MG). “O objetivo do encontro desta quinta-feira também é apresentar a NetZero, estreitar laços com produtores da região e proporcionar a oportunidade única de conhecer melhor o biochar NetZero. Queremos compartilhar informações sobre como nossa usina opera e como contribuímos para uma agricultura mais produtiva e sustentável”, afirma Jefferson Carneiro, gerente de Agronomia da NetZero. 

Durante o encontro, que ocorre no Salão do Sicoob Credilivre Manhuaçu (Rua Dr. José Fernandes Rodrigues, 490, Centro), também está previsto um espaço para perguntas e respostas bem como um happy hour com integrantes de NetZero e produtores.

 

Saiba mais

O quê: encontro para apresentação da NetZero e do biochar para o cultivo do café

Quando: quinta-feira (7), das 15h às 18h

Local: Salão do Sicoob Credilivre Manhuaçu (Rua Dr. José Fernandes Rodrigues, 490, Centro)

 

SOBRE A NETZERO

A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade.

Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. A empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Também está construindo outras fábricas em Brejetuba (ES) e Machado (MG).

A NetZero é vencedora do prêmio Milestone Award do concurso XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk, é premiada com o rótulo “Solução Eficiente” da Fundação Solar Impulse, bem como um projeto de remoção de carbono certificado pelo padrão Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é atingir uma capacidade anual de remoção de 2 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores.

Leia mais em: www.netzero.green


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp