05/03/2024 às 13h34min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h10min

Capital Mineira sedia I Congresso Nacional REURB por Mulheres

Empresária do ramo de legalização fundiária comenta a proteção da mulher na Lei e a participação feminina no mercado

EP
EP
Comunicação Jéssica Laroca
No dia 07 de março, véspera do Dia Internacional da mulher, acontecerá, na Capital Mineira o I Congresso Nacional de Regularização Fundiária – REURB – por mulheres. Uma das palestrantes será a empresária da Zona da Mata, Jéssica Laroca, que atua há 14 anos no ramo de regularização fundiária.
A chamada Lei da REURB, Lei Federal 13.465 de 2017, prevê em seu artigo 10, a concessão de direitos reais, preferencialmente em nome da mulher, no processo de regularização fundiária. Para Jéssica Laroca, esse artigo é fundamental para a proteção de direitos da mulher no Brasil. “Não fosse por esse artigo é bem provável que grande parte dos homens excluiria as companheiras de seus direitos no momento da regularização”, destaca ela.
A profissional conta que, em sua última entrega de títulos, com aproximadamente 400 registros, a maioria das famílias era chefiada por mulheres e que estas tem uma percepção grande da necessidade de regularização com o fim de garantir os direitos de seus filhos e netos no futuro. Sendo assim, pode-se dizer que, mesmo diante das dificuldades, são as mulheres que mais buscam o processo de REURB.
No Congresso do próximo dia 07, Jéssica Laroca apresentará um painel sobre o empreendedorismo na REURB. A empresária destaca que ainda é um mercado dominado por homens e que isso pode se dever ao fato tanto de haver a necessidade da engenharia presente e esta ainda ser uma área mais masculina, mesmo que em processo de mudança, quanto ao fato de ser necessário desbravar o país para avançar na regularização. “Se você faz REURB somente na sua cidade, uma vez que está feita, você precisa avançar para outras cidades e regiões. Então, é um mercado para quem não tem apego de estar sempre no mesmo lugar. E normalmente, as mulheres ainda são socialmente responsáveis por estarem no centro da família, têm ainda a responsabilidade maior em relação aos filhos, em relação à família, de uma forma geral. Acredito que isso também colabore para que seja um mercado predominantemente masculino”, explica.
Mas, segundo Jéssica, isso também é algo que está mudando e, por isso esse encontro é de fundamental importância para que mulheres possam contar suas vivências dentro da REURB nos diversos Estados e regiões do Brasil.
O evento é gratuito e acontecerá no TJMG, na Avenida Raja Gabaglia 1763, no bairro Luxemburgo, em belo Horizonte/MG, das 8:30h às 19:00h e contará com importantes profissionais femininas da área.
Para inscrições e informações, basta entrar em contato pelo whatsaap (31) 988657180.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp