05/03/2024 às 10h04min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h09min

Embratel, Claro e Ericsson turbinaram transmissão de Carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo com sinal 5G exclusivo

Pela primeira vez, ambos os sambódromos contaram com 5G com tráfego priorizado por meio de Network Slicing, proporcionando melhor desempenho na transmissão de vídeo

.

A Embratel, a Claro e a Ericsson se uniram para uma parceria inédita para transmissão televisiva dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, utilizando 5G SA (Standalone) com Network Slicing. Essa foi a primeira vez que ambos os sambódromos contaram com a infraestrutura inovadora para maior garantia de banda, confiabilidade,  agilidade e estabilidade na transmissão de vídeo de alta resolução de imagem e som para todo Brasil. 

Cada dia dos desfiles dos grupos especiais contou com cinegrafistas utilizando mochilinks - mochilas adaptadas com SIM Cards 5G com tráfego priorizado por meio do Network Slicing. A tecnologia foi integrada a câmeras sem fio para captar as imagens que chegaram à casa de milhões de telespectadores pelo País. Com o Network Slicing, foi possível garantir que a banda fosse utilizada com total eficiência para a transmissão   dos sinais de áudio e vídeo, sem competir com outros dispositivos que estavam conectados à rede do sambódromo.  

Além da altíssima qualidade de imagem, som e velocidade proporcionadas pelo 5G com tráfego segmentado, o projeto possibilitou que houvesse a cobertura de ângulos novos dos desfiles, já que o uso dos mochilinks elimina a necessidade de cabeamento. Essa funcionalidade torna o manuseio das câmeras mais fácil e ágil para os cinegrafistas, que ficaram distribuídos na concentração, onde as escolas se preparam para os desfiles; na avenida, lugar em que os desfiles ocorrem; e na dispersão, local de saída dos carros alegóricos e sambistas. Com os mochiliks conectados às câmeras, os profissionais ficaram livres para circular pelos sambódromos, sem as limitações trazidas por cabos costumeiramente conectados aos equipamentos. 

“A Embratel tem grande experiência atuando na transmissão do Carnaval brasileiro. Estivemos juntos no último ano com a Claro e a Ericsson para a primeira transmissão de um grande evento com Network Slicing, nos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo”, afirma Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel. De acordo com o executivo, os resultados da iniciativa de 2023 foram essenciais para ampliar o projeto e levar a inovação também para o carnaval do Rio Janeiro. “Essa ação evidencia a sinergia inovadora da Embratel com  o setor de entretenimento, buscando levar uma experiência única para a audiência de grandes eventos”, diz. 

Indo além dos benefícios para quem acompanhou os desfiles de casa, o público que esteve presente nos sambódromos também pode desfrutar das vantagens do 5G+ da Claro, já ativado nas regiões do Sambódromo de Sapucaí e Sambódromo do Anhembi. Com uma infraestrutura de última geração da Ericsson, foi possível levar mais estabilidade na rede e permitir o upload de vídeos e fotos em alta resolução, mesmo com uma quantidade massiva de pessoas conectadas a uma mesma antena. 

“A partir da quinta geração de rede móvel, podemos levar ainda mais possibilidades para que as pessoas possam se conectar e ter as melhores experiências, onde quer que estejam”, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro. Segundo o executivo, a Claro está sempre buscando inovar nas entregas e ampliar sua cobertura pelo País para proporcionar máxima qualidade de conexão a seus clientes. “Estamos muito orgulhosos em fazer parte dessa iniciativa, conectando uma das festas mais importantes para os brasileiros”, diz Paulo. 

“O Network Slicing tem sido usado para garantir conectividade de alto nível em grandes eventos, já que é capaz de priorizar e segregar o tráfego para as câmeras das emissoras”, indica Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson. Com isso e com tecnologia de ponta instalada nos sambódromos, salienta o executivo, foi possível entregar um ecossistema completo aos desfiles, que garantiu maior qualidade de rede tanto para quem assistiu remotamente quanto para quem estava presente nos locais. “A Ericsson está muito feliz em participar dessa iniciativa”, diz. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp