05/03/2024 às 15h03min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h09min

5 Razões para Planejar a Migração para o SAP S/4HANA em 2024

Mantendo o SAP atualizado, empresas garantem acesso a inovações que impulsionam a eficiência e competitividade

Guilherme Joventino
https://mig-now.com/
Divulgação: Guilherme Joventino

São Paulo, Março de 2024 - Com o início do novo ano, empresas ao redor do mundo estão reavaliando suas estratégias de gestão. A migração para o SAP S/4HANA destaca-se como uma prioridade estratégica. Guilherme Joventino, COO da Mignow, software pioneiro especializado em automatização de SAP, elenca cinco motivos cruciais para iniciar o planejamento de migração em 2024.

1. Fim do Suporte Empresarial e Desafios de Mão de Obra: O suporte da SAP, conhecido como Enterprise Support, será descontinuado em 2027. Empresas que não migrarem até lá enfrentarão a perda desse suporte vital, podendo levar à escassez de profissionais qualificados e ao aumento de custos, com uma multa de  2% do valor do contrato com a SAP, e riscos operacionais. Adiar a decisão resultará em custos adicionais e obsolescência do sistema, alerta Joventino. 

2. Aumento de Eficiência e Competitividade: A atualização para o SAP S/4HANA oferece acesso a novos recursos que impulsionam a eficiência operacional e a competitividade de mercado. A interface intuitiva do S/4HANA facilita a tomada de decisão rápida, otimiza processos e aumenta a produtividade, proporcionando vantagem competitiva no mercado, além da compatibilidade com outros dispositivos, como o mobile, que permitem informações e tomadas de decisão em tempo real. Indústrias que migram para o S/4HANA experimentam uma velocidade operacional até 5x maior em comparação aos seus concorrentes. Isso resulta em uma produtividade significativamente maior dos colaboradores, operando em um sistema mais rápido e eficiente. Além disso o S/4HANA, auxilia na tomada de decisões rápidas, por exemplo, o produtor rural, pode obter informações vitais sobre o PH do solo diretamente em seu celular, permitindo ajustes imediatos no tratamento do solo, minimizando perdas e desperdícios. Estes cenários demonstram a versatilidade e o impacto transformador do S/4HANA em diversos setores. 

3. Redução de Custos Operacionais e Energéticos: A migração para o S/4HANA auxilia na diminuição de custos operacionais e energéticos. O Grupo Carrefour, por exemplo, observou uma redução de 30% nos custos operacionais e 45% no consumo de energia após adotar o SAP BTP. 

4. Segurança Aprimorada: A atualização constante do SAP é fundamental para a segurança dos dados. Novas funcionalidades e medidas de segurança são continuamente incorporadas ao sistema, protegendo as empresas contra ameaças emergentes. Guilherme Joventino destaca a crescente importância da Inteligência Artificial (IA) no cenário tecnológico atual. “Com a IA se tornando cada vez mais presente, a SAP oferece um sistema compatível e seguro contra possíveis vulnerabilidades associadas a essa tecnologia. Um sistema não integrado com a IA pode ser vulnerável a tentativas de acesso não autorizado, enquanto um SAP atualizado oferece proteção robusta contra tais riscos”, explica o COO. Este exemplo ressalta a importância de manter o sistema SAP atualizado, não apenas para melhorar a funcionalidade, mas também para garantir a segurança contra tecnologias emergentes como a IA.

 

5. Preparação para o Futuro e Integração Contínua: O SAP, alinhado com as últimas tendências tecnológicas, assegura às empresas que mantenham seus sistemas atualizados a vantagem de estar sempre equipadas com as inovações mais recentes. Cada atualização do sistema, como a integração móvel introduzida pelo S/4HANA, adiciona novas funcionalidades que reforçam a competitividade das organizações no mercado. Guilherme Joventino enfatiza a importância de manter o SAP em dia, destacando que cada atualização introduz recursos inovadores, essenciais para manter a empresa competitiva tanto no presente quanto no futuro.

 

É importante reconhecer que o SAP está em constante evolução, com atualizações frequentes que descontinuam modelos antigos e introduzem novos, portanto o ECC não é o último modelo a ser descontinuado. Essas atualizações, sejam pequenas alterações ao longo do ano ou grandes atualizações anuais, trazem constantes inovações. Nesse contexto, ter um parceiro como a Mignow, que oferece um serviço de assinatura para atualizações automáticas do sistema, é vital. Isso assegura que as organizações estejam sempre operando com a versão mais recente do SAP, maximizando sua eficiência e vantagem competitiva.

Sobre a Mignow

A Mignow é uma empresa de software especializada na automação de processos de migração e atualização entre o SAP ECC e o SAP S/4HANA. Sua solução pioneira viabiliza a jornada de Transformação Digital das empresas, contribuindo para redução de falhas, esforços e custos, automatizando cerca de 80% dos processos de migração.

Com um portfólio de clientes renomados como Nike, GPA, Pague Menos, XP, Carrefour, entre outros, a Mignow é reconhecida como líder no setor e possui um histórico comprovado de conversões bem-sucedidas, além de grandes prêmios como o SAP Innovation Awards na categoria "Digital Transformation on Rise with SAP" devido ao seu sucesso na migração do Carrefour em apenas três meses, superando significativamente a média do mercado, que é de cerca de um ano.

Mais informações sobre a Mignow podem ser encontradas no endereço: Link


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp