05/03/2024 às 17h22min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h07min

Nasce o IBEA (Instituto Brasileiro de Estomatologia Animal), com foco na saúde bucal dos animais

O objetivo principal do IBEA é se tornar uma instituição de referência no Brasil em saúde bucal de animais

Fernanda de Souza Martins
Crédito - Divulgação
A boca é o primeiro contato dos animais com o mundo exterior. É por ela que o animal se alimenta, recebe a imunidade materna e tem contato com os primeiros micro-organismos, além de se expressar por gestos e vocalização. “A boca talvez seja a parte do corpo mais importante para que o animal exerça suas cinco liberdades”, diz a dra. Luciana Araujo, diretora presidente do Instituto Brasileiro de Estomatologia Animal (IBEA), que acaba de ser criado.
“A estomatologia animal é uma especialidade dedicada ao estudo e ao tratamento das doenças que afetam a cavidade oral, que podem variar desde problemas dentários até lesões graves, como tumores e infecções. Mesmo sendo a boca o principal ponto de contato com o mundo exterior, existem poucas práticas de medicina preventiva relacionada a ela, sendo uma prática comum a medicina veterinária curativa ou convencional”, detalha a dra. Luciana.
O IBEA nasceu em 24 de Fevereiro de 2024. Seu objetivo principal é se tornar uma instituição de referência no Brasil em saúde bucal de animais. Suas premissas são promover a pesquisa, o ensino e a assistência clínica na área de estomatologia animal.
Com sede em São Paulo (SP), o IBEA também se dedicará à pesquisa científica por meio de parcerias com universidades, indústrias, outras instituições e profissionais renomados, fazendo uso do que há de mais moderno no mercado.
A capacitação dos profissionais faz parte do seu escopo de atuação. Para isso, o Instituto oferecerá workshops, cursos de capacitação, mentorias e palestras com o objetivo de divulgar e desenvolver conhecimento sobre a estomatologia animal.
Tendo a medicina veterinária preventiva como base do seu trabalho, temas como aspectos básicos da odontologia veterinária até técnicas mais avançadas em higiene e profilaxia oral serão tratados de forma consciente e profissional pelo Instituto.
“O cuidado com a saúde bocal é condição ‘sine qua non’ para a prática do bem-estar animal e todo o conceito de saúde única”, destaca Eva Hunka, do Conselho Administrativo do IBEA.
A fundação do Instituto Brasileiro de Estomatologia Animal é a concretização de uma jornada de 25 anos de muito estudo, dedicação e trabalho voltado à relação tutor-animal-veterinário em prol da saúde e do bem-estar e longevidade dessa tríade", reforça Eva.
Mais informações sobre o IBEA: @ibea.vet.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp