04/03/2024 às 12h02min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h10min

Estratégias para reduzir a taxa de abandono em soluções financeiras

Estratégias para reduzir a taxa de abandono em soluções financeiras

DFreire
Divulgação
Marco Antonio Cester (*)

No mundo digital, a taxa de abandono de clientes pode ter impactos significativos na receita e na reputação da empresa. Em um mercado altamente competitivo, a retenção é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio, e ferramentas de engajamento digital são cruciais para mantê-los conectados e satisfeitos.

Questões como falta de comunicação, experiência insatisfatória, concorrência acirrada e mudanças nas necessidades podem contribuir para essa perda. O uso de tecnologias inovadoras e algumas estratégias podem reverter a ação de usuários prestes a deixar sua base ou aqueles que nunca utilizaram seus serviços, além de melhorar a satisfação, experiência e engajamento a cada interação.

Para aumentar as oportunidades de cross selling e reduzir ao máximo a taxa de abandono, seguem algumas estratégias:

1. Personalização da Experiência do Cliente: A personalização é a chave para criar uma conexão mais forte com os seus usuários. A utilização de ferramentas que oferecem recursos avançados de personalização permite manter um relacionamento próximo com seus clientes e compreender seus interesses. Ao compreender as preferências e comportamentos de usuários, é possível antecipar suas necessidades e oferecer soluções proativas, maximizando o valor que cada cliente traz para o seu negócio.

2. Comunicação Multicanal Eficiente: A comunicação multicanal é essencial para manter os clientes engajados, abordagem que garante que recebam informações importantes de maneira conveniente, escolhendo o canal que melhor se adapte às suas preferências.

3. Análise de Dados e Feedback: A coleta e análise de dados são fundamentais para entender o comportamento dos clientes. Com recursos robustos de análise, é possível que empresas identifiquem padrões de comportamento, antecipem tendências e personalizem suas estratégias de engajamento. Além disso, o feedback de clientes por meio de pesquisas e interações diretas é valiosa para aprimorar os produtos e serviços, demonstrando o compromisso da companhia com a satisfação do cliente.  

4. Ofertas Exclusivas e Programas de Fidelidade: A criação de ofertas exclusivas e programas de fidelidade é uma estratégia comprovada para manter os clientes fiéis à marca. Iniciativas como a produção de campanhas personalizadas, oferecer melhores taxas e condições, brindes ou acesso antecipado a novos serviços ou produtos incentivam a fidelidade e geram um senso de valor exclusivo para os clientes.
Acompanhando a jornada do usuário com um conjunto inteligente de ações, é possível reagir às necessidades e preferências dos clientes, melhorando a experiência em cada interação e mantendo-os ativos e engajados.

(*) Marco Antonio Cester é diretor de Desenvolvimento de Negócios da Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializadas em soluções financeiras digitais. Presente em 25 países das Américas, a Topaz conta com uma plataforma full banking reconhecida pelo Gartner, Forrester, Celent e outras consultorias internacionais.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp