04/03/2024 às 12h04min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h09min

Páscoa de 2024 traz expectativa de crescimento de 4,5% nas vendas dos supermercados.

Aproximação da Páscoa faz com que supermercados aumentem as projeções para a Semana Santa.

Samantha di Khali Comunica
Divulgação

O mercado varejista de alimentos aguarda ansiosamente pela Páscoa deste ano e os números confirmam a empolgação com a data. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o crescimento deverá figurar na casa dos 4,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Para o instituto, o cenário para as vendas da Páscoa nesse ano é positivo, principalmente pela soma de muitos fatores. As políticas públicas de recuperação de crédito da população, por exemplo, como o Desenrola Brasil, poderão dar uma nova perspectiva para o varejo alimentar.

“A injeção de crédito e a melhoria no poder de compra da população são os principais combustíveis para as vendas da Páscoa. Os supermercados estão ansiosos para fechar o período com números positivos. A oferta de diferentes tamanhos e marcas, vai propiciar que os clientes tenham a possibilidade de optar pelos ovos de Páscoa que melhor lhe atendem”, explicou Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

Entretanto, apesar de a expectativa pelas vendas estar alta, o preço médio do chocolate, seja os tradicionais ovos de Páscoa, barras ou caixas de bombom, aumentou cerca de 3,8% em relação ao ano de 2023.

O IBGE ainda aponta um fechamento positivo na questão dos empregos. Segundo o levantamento, 2023 foi o ano com a menor taxa de desemprego desde 2014. Para 2024, o varejo espera contratar cerca de 41 mil empregos temporários voltados para a Páscoa, e a expectativa é que 25% dessas vagas se tornem efetivas.

Segundo um levantamento feito pela consultoria de economia, Future Tank, a pedido da ASSERJ, a receita real do setor supermercadista fechou com um acréscimo de 5,4% em 2023, o que se somou a um acumulado de 5,5%.

Para a consultoria, a queda da taxa Selic - a quarta consecutiva -, somada a expectativa de novos cortes para os próximos meses, visam estimular o consumo, o que é tratado como vital para os supermercados do Rio de Janeiro nas vendas da Semana Santa e da Páscoa.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp