04/03/2024 às 19h07min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h09min

Rock filosófico: ARCAS lança o EP “Princípio da Incerteza”

Inspirações incluem Marx, Heisenberg e ‘Alice no País das Maravilhas’

Julia Ourique
OrBe Comunicação
ARCAS - Crédito: Gabriel Santos
 

O duo de Campinas (SP), ARCAS, lança o seu EP de estreia “Princípio da Incerteza” em que traz o conceito da física misturado à filosofia e à literatura. Com três faixas, o compacto traz uma linha dorsal baseada na incerteza e em como ela rege as atitudes humanas. O trabalho conversa com a teoria do princípio da incerteza, de Werner Heisenberg, ao mesmo tempo que evoca a dialética de Marx e a obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll. Um emaranhado de referências clássicas para uma obra que reflete o pop rock despreocupado da dupla. O trabalho sucede o lançamento dos singles “Perseverar” e “À Deriva” e já está disponível nas principais plataformas de streaming.

 

Ouça o EP :https://onerpm.link/208291833602

Assista o clipe “Caixilhos”: https://youtu.be/iR8BhpPAanc

 

“A incerteza é o fio condutor em nossas músicas. Trabalhamos o eu-lírico enfrentando situações constantes de incertezas, mas ao final surge uma esperança motivacional. Essa é nossa mensagem de moral no álbum, acreditamos que as coisas se resolverão se mantivermos a perseverança diante dos desafios”, avalia Lucas Duarte, guitarrista.

 

Cada princípio incerto que aparece no EP é fechado em si mesmo nas canções. Formado por Raul Cescato (voz) e Lucas Duarte (guitarra, baixo e synths), os rapazes contam que durante o processo de composição,as ideias surgem esparsas retiradas de dentro das arcas (depósito, caixa), como o próprio nome do projeto sugere, mas se encontram como um conceito narrativo, com início, meio e fim, na sequência do disco.

 

O conceito deste disco surge com base no chamado “Princípio da Incerteza”, criado pelo físico Werner Heisenberg, que diz que não se pode definir exatamente a posição e a velocidade de uma partícula quântica ao mesmo tempo. Ou seja, devemos ser capazes de conhecer, antes, a posição e a velocidade que a partícula tem. Da mesma forma, na conversa entre Alice e o gato Cheshire, na obra de Lewis Caroll, “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. E, por fim, Marx em sua compreensão dialética conta que a história é construída pela união de fatores humanos e naturais, incertos e interdependentes.

 

Assim como alguém que está perdido em determinado local desconhecido, caminhando à esmo,  buscando examinar as estrelas na abóbada celestial noturna a fim de se guiar, apurando suas posições, buscando uma direção, mas não tendo noção alguma de onde está, pouco proveito poderá se utilizar de tal ato. Noutros termos, como saber onde quero chegar se não entendo onde me encontro agora?”, questiona Raul Cescato.

 

A fluidez se reflete na música do ARCAS, duo formado por Raul Cescato (voz)  e Lucas Duarte (guitarra, baixo e bateria), os músicos trazem influências como Kings of Leon, Minus the Bear, Foals, e os brasileiros Tagua Tagua, Filipe Catto e Bedhead Badhead. O início do projeto Arcas deu-se durante a pandemia de 2020, enquanto Lucas desejava criar um projeto paralelo a sua banda principal, Vagale, já conhecida na cena de Campinas. Foi nessa busca que fez o convite para Raul, que já conhecia desde 2014, quando tocaram juntos em outra banda. De lá pra cá lançaram o single “Girl in Blue” (2021), “Perseverar” e “À Deriva”, os dois últimos em 2024.

 

Ficha técnica

 

O EP “Princípio da Incerteza” conta com os músicos Lucas Duarte (guitarra), Cesar Eguchi (bateria em Caixilhos e À Deriva) e Luis Fernando do Nascimento (metais e instrumentos de sopro em “À Deriva”). A pré-produção das faixas À Deriva e Caixilhos foram de Bruno Carlini. Já a produção, gravação, mixagem e masterização de todas as canções são de Alexandre Chapola (Eguchi Studio). O compacto traz participação especial de Henrique Roncoletta (Rike), da banda NDK, na faixa “Perseverar”. O clipe “Caixilhos” conta com gravação e edição de Gabriel Santos, com participação de Lucas Duarte (guitarra), Cesar Eguchi (bateria) e Luis Fernando (metais e instrumentos de sopro). Agradecimentos para Wilian Rodrigues, Gabriel Scafi e Leonardo Yudi. A capa do EP é uma composição de Lucas Duarte.

 

Siga o ARCAS

 

Instagram: https://www.instagram.com/arcasmusica/

TikTok: https://www.tiktok.com/@arcasmusica

Twitter: https://twitter.com/arcasmusica

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHGdU2W-kBTvnkCE_lo5daQ


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp