04/03/2024 às 17h21min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h08min

RNI reestrutura ambientes de TI em tempo recorde e economiza 30% no orçamento

Estratégia foi implementada em apenas cinco meses com objetivo de aumentar a autonomia operacional e reduzir custos

Mara Júlia Miranda dos Santos
RNI

Com mais de 70 anos de experiência no setor imobiliário, a construtora e incorporadora RNI, empresa do Grupo Rodobens, se viu diante de um grande desafio: reestruturar seus ambientes de tecnologia da informação e modernizar suas infraestruturas de cloud e dados. Para ajudá-los nesse desafio, contaram com a SGA, empresa do grupo FCamara especializada em infraestrutura de TI e dados, com objetivo de aumentar a eficiência, autonomia operacional e reduzir custos.

O projeto de migração de seus ambientes cloud foi concluído em apenas cinco meses, 20% antes do tempo previsto. Além disso, com o apoio da SGA, a empresa conseguiu alcançar condições comerciais mais vantajosas e economizar 30% no orçamento destinado a licenciamento.

“O prazo era desafiador para a segregação de ativos de infraestrutura, pois envolviam mais de 570 usuários distribuídos pelo Brasil, muitos deles operando remotamente. Com isso, era crucial que a migração não impactasse no dia a dia da empresa, meta que alcançamos com uma redução de tempo expressiva”, conta Danillo Sassoli, Analista de Tecnologia Sênior da RNI.

A partir do diagnóstico inicial foi implementada uma estratégia fundamental, com uma jornada completa de etapas estruturadas que garantiu a realização desse processo antes do previsto e sem prejudicar as atividades cotidianas da empresa. ”Após a transição bem-sucedida, a SGA assumiu a sustentação dos ambientes críticos da RNI, abrangendo áreas cruciais como nuvem, produtividade, dados e segurança da informação, o que perdura até hoje”, completa Armindo Sgorlon, CEO da SGA. 

O projeto contou com quatro fases essenciais: estudo, para o entendimento sobre o escopo do problema; planejamento, onde foram levantadas as prioridades, prazos e definição de milestones; execução, contando com a criação de landing zone no ambiente de destino e início da migração dos workloads, e a finalização, onde houve a migração dos workloads, validação, pilotos e testes reais de usuários e cutover (documento que descreve em detalhes como uma organização migrará de seu estado atual para o novo estado operacional, após a conclusão de um projeto).

“Até o momento, posso destacar muitos diferenciais dessa jornada construída junto à FCamara, como a evolução da nossa parceria e fluidez na comunicação. Esse último ponto é um facilitador que permanece sendo fundamental para o sucesso contínuo de nossas operações conjuntas”, conclui Danillo.

Muito além da economia no orçamento e entrega antes do prazo, o projeto gerou maior visibilidade de dados por plataforma, proporcionando insights acionáveis, trazendo agilidade na gestão dos ambientes em nuvem. A implementação de estratégias de Gestão da Segurança no ambiente da RNI foram essenciais para aumentar a eficiência a partir da otimização e modernização de recursos de infraestrutura e licenciamento.

"Esse é um dos projetos dos quais nos orgulhamos. Nossa análise técnica somada à expertise de mercado foi fundamental para que atingíssemos o resultado em tempo recorde. Vale destacar que mesmo depois de entregue, continuamos acompanhando de perto a performance das soluções implementadas.  Esse tipo de iniciativa permite um diagnóstico ainda mais preciso das métricas analisadas", finaliza Sgorlon.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp