04/03/2024 às 09h35min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h06min

Como gerenciar múltiplas gerações no ambiente de trabalho?

Especialista aponta como minimizar conflitos em equipes multigeracionais

Isabela Nunes de Almeida
(Foto: Reprodução/Freepik)

Com a diversidade de profissionais de diversas idades nos locais de trabalho, gerenciar equipes se tornou um desafio para muitas organizações. Isso porque o ambiente de trabalho moderno é muitas vezes um mosaico de diferentes gerações, cada uma com suas próprias experiências, habilidades e perspectivas.


Os mais jovens, da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2009) e os Millennials (nascidos entre 1982 e 1994), costumam ter mais facilidade quanto se trata de tecnologia, tendem a preferir uma linguagem menos formal que as gerações anteriores e estão sempre em busca de novos desafios, mudando de emprego, e até de área, com maior frequência. Já a geração X (1965 a 1981) tem muito conhecimento a oferecer em razão de sua experiência e valoriza a estabilidade empregatícia. Ou seja, não só as características são diferentes, como também os objetivos profissionais.


“Gerenciar essa diversidade geracional requer compreensão, flexibilidade e uma abordagem personalizada”, aponta Fernanda Baldívia, Head de Permanent Recruitment, vertical do Grupo Adecco, líder mundial em Recursos Humanos. “Há estratégias para minimizar conflitos entre múltiplas gerações. É importante reconhecer e valorizar as diferenças de background de cada uma delas. Temos de entender que há sim diferenças de estilos de comunicação e expectativas de carreira e promover a interação entre diferentes pontos de vista”, coloca a especialista.


Promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso é fundamental, segundo Fernanda. “Seja no dia a dia, seja em dinâmicas entre equipes, como treinamentos coletivos ou workshops, a empresa deve prezar pela boa convivência e pelo entendimento de como esses profissionais podem contribuir entre si, porque de fato há muito o que trocar entre essas diferentes gerações, cada qual com maior facilidade para certas questões”. E acrescenta: “com a abordagem certa, as equipes multigeracionais podem se tornar uma fonte de força e inovação para a organização”.

 

Sobre o Grupo Adecco

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.


Informações à imprensa

Isabela Nunes: [email protected] - (15) 99776-7998


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp