04/03/2024 às 09h36min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h06min

Como a IA está promovendo a diversidade e a inclusão nos processos seletivos?

Algoritmos possibilitam recrutamento sem viés

Isabela Nunes de Almeida
(Foto: Reprodução/Freepik)

Nos últimos anos, a conexão entre tecnologia e gestão de pessoas tem gerado avanços significativos, especialmente no que diz respeito à diversidade e à inclusão.


“A IA tem o potencial de eliminar o viés humano inerente que pode ocorrer durante o processo de seleção. Ao utilizar algoritmos, ela analisa uma infinidade de dados e identifica os candidatos mais qualificados, independentemente de sua cor, gênero, idade ou origem”, explica Bianca Machado, diretora de RPO & Pontoon Solutions da Adecco, uma das verticais do Grupo Adecco, líder mundial em soluções de RH,


A tecnologia tem, desta forma, ajudado recrutadores a fazer um filtro posterior mais assertivo, com perfis já bem específicos para a vaga, o que ajuda a encontrar o “match” perfeito. “As empresas que utilizam ferramentas de IA na sua seleção possibilitam que todos os candidatos sejam avaliados de maneira justa e objetiva, uma vez que a IA pode ajudar a identificar e corrigir quaisquer tendências discriminatórias que possam existir em uma organização”, diz Bianca.


A diretora de RPO & Pontoon Solutions da Adecco ainda destaca que a diversidade e a inclusão não são apenas boas para os negócios, mas também são essenciais para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária. “A DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) não é apenas uma tendência, é uma necessidade, um compromisso com a sociedade. No caso de RPO & Poonton, estamos sempre pensando em maneiras de utilizar a inteligência artificial para melhorar nossos processos de recrutamento e seleção para nossos clientes e assim ajudarmos a tornar o mercado de trabalho cada vez mais inclusivo”, finaliza.


Sobre o Grupo Adecco

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.

 

Informações à imprensa

Isabela Nunes: [email protected] - (15) 99776-7998


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp