04/03/2024 às 08h59min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h04min

ESG é o novo foco das fabricantes de produtos para bebês

De carrinhos feitos com garrafas Pet a chupetas de polipropileno, companhias apostam na sustentabilidade para se diferenciar. Esse cenário poderá ser observado na Feira Pueri Expo 2024

2PRÓ Comunicação
www.pueriexpo.com.br
Crédito: divulgação
 

Tendência inevitável, o ESG começa a provocar grandes mudanças também na indústria de produtos para bebês e crianças. Sigla, em inglês, que contempla preocupações ambientais, sociais e de governança, ela tem impulsionado empresas em todo mundo a rever estratégias e processos. O objetivo é que suas atividades não prejudiquem o planeta, mas, pelo contrário, contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.

Esse novo cenário poderá ser visto em detalhes na 7ª Pueri Expo - Feira Internacional de Negócios em Puericultura, que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril, em São Paulo. O ESG, afinal, atinge notadamente as grandes multinacionais, mas companhias de todos os portes estão fazendo de tudo para se adaptar. 

É o caso da ABC Design, conhecida por seus carrinhos de bebês. Nos da linha Eco, os tecidos são feitos de material reciclável, mais especificamente de garrafas PET que foram retiradas dos oceanos. Já o modelo Salsa 4, além do tecido, conta com estrutura e acabamentos sustentáveis. “Nossos carrinhos sustentáveis têm sido bem recebidos, e observamos um aumento constante nas vendas, indicando que os consumidores estão dispostos a investir em práticas ambientais responsáveis”, afirma Regina Manasieva, diretora da empresa. “Isso é reflexo de uma clara mudança de mentalidade em direção a escolhas conscientes”.

Já a MAM Brasil, também confirmada na Pueri Expo, recentemente passou a utilizar polipropileno biocircular em suas chupetas. Ele oferece altos padrões de produção e esterilização, e a mesma durabilidade do polipropileno de origem fóssil. Ademais, aponta a empresa, é rastreável e conta com a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (Cisc plus).

A primeira chupeta com polipropileno biocircular foi lançada em 2023 – a MAM Original Borracha Natural. A partir deste ano, porém, toda a linha de chupetas MAM, bem como a linha de mamadeiras Easy Start Anticólica, passarão a utilizar a matéria-prima. Outro foco da companhia está nas fábricas, com uso de energia solar e redução de desperdício durante a produção. 

“Quanto às embalagens, também estamos em busca de otimização e aperfeiçoamento constantes. Atualmente, 76% dos nossos materiais para embalagem são recicláveis, renováveis ou de origem responsável”, diz Leandro Bazello, diretor geral da empresa. “A gestão da sustentabilidade da MAM é integrada e continuará sendo uma prioridade para nós”.

Valores e crescimento

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor de produtos infantis no Brasil movimenta R$ 16 bilhões por ano e a tendência é a de que esse número aumente, já que o cenário se mostra propício para investidores e suas estratégias de vendas. 

Um dos caminhos para se diferenciar é justamente a sustentabilidade. De acordo com a plataforma de e-commerce Mercado Livre, o consumo de itens sustentáveis cresceu 40% no Brasil entre 2022 e 2023, acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Entre as que categorias mais atraem esse tipo de consumidor, estão as de bebês, claro, além de alimentação consciente e fitness. 

A Pueri Expo, vale lembrar, ocorre simultaneamente à à 57ª FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê. São esperados mais de 10 mil visitantes para as Feiras, com mais de 200 marcas presentes. 

 

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