04/03/2024 às 14h46min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h02min

Estudantes de Odontologia desenvolvem projeto social para pacientes com câncer

O Projeto Dentes de Leão leva informação, diversão e cuidado bucal para crianças em tratamento oncológico no Hospital da Baleia, em BH

DezoitoCom
Divulgação

O câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo, sendo a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no país. Para enfrentar esse desafio, é preciso não só investir em pesquisa e tratamento, mas também em ações que promovam a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.
 

Pensando nisso, um grupo de estudantes do 5º período de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva – referência em ensino superior em Minas Gerais, desenvolveu em 2023 o projeto social “Dentes de Leão”.  A ação tem como principal objetivo levar informação, diversão e cuidado bucal para crianças em tratamento oncológico no Hospital da Baleia, na capital mineira.
 

Idealizador do projeto, Amaral Lucas Assunção de Resende, conta que sua experiência pessoal foi a grande motivação para a iniciativa. “A ideia do Dentes de Leão surgiu no começo de 2023, durante um trabalho com a Dra. Maria Aparecida, e a execução começou no segundo semestre do mesmo ano. Minha experiência pessoal com tratamento oncológico durante a adolescência no hospital foi uma das principais motivações”, revelou. 
 

O projeto consiste em realizar ações lúdicas no setor de internação da pediatria, proporcionando um ambiente acolhedor e alegre para as crianças hospitalizadas. As atividades abrangem conversas com os pais sobre instruções de higiene bucal específicas para pacientes em tratamento oncológico, distribuição de livros, atividades lúdicas como adesivos e desenhos, e entrega de kits de escovação infantil.
 

“Essas atividades têm o propósito de fornecer informações cruciais sobre higiene bucal e também de trazer alegria e distração para as crianças, que estão enfrentando desafios durante o tratamento oncológico, promovendo assim o bem-estar dos pacientes e suas famílias”, acrescentou o estudante.
 

Orientadora do projeto, a Doutora  da Newton Paiva,  Maria Aparecida Cunha,  ressalta a importância de os alunos atuarem de forma voluntária durante a formação acadêmica. “Tudo nasceu de uma disciplina de extensão universitária obrigatória do curso. A proposta  é mostrar aos estudantes as diferentes realidades vivenciadas por várias  pessoas da comunidade.  Com base nas necessidades de cada uma, planejar e desenvolver ações para a promoção da saúde bucal. Tudo isso, pensando na responsabilidade social que temos enquanto cidadãos”, disse.
 

Esta preocupação com a formação de profissionais engajados com a melhoria de qualidade de vida dos pacientes é um dos pilares do ensino na Newton Paiva.“A continuidade do projeto, mesmo depois do término das disciplinas, me enche de orgulho e me faz perceber que romper os muros da faculdade para o aprendizado é a melhor forma de formar profissionais de saúde engajados com a realidade de tantas pessoas”, complementou a orientadora.    


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp