04/03/2024 às 13h49min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h01min

Grunner assina contrato de doação de terreno e oficializa o início da construção da segunda expansão

Expansão da empresa, que continua operando também em Lençóis Paulista, dará suporte ao crescimento da marca, além da contribuição para o desenvolvimento da região

João Vitor Casagrandi
Grunner

A assinatura de doação de terreno em Macatuba, interior de São Paulo, para a Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, na manhã da sexta-feira, 1º de março, oficializa o início da construção da segunda expansão da empresa. A nova unidade em Macatuba dará suporte ao crescimento da marca, além da sua contribuição para o desenvolvimento da região.

Mesmo com esta expansão, a Grunner e a Central de Atendimento de Pós-venda continuam operando em Lençóis Paulista (SP), onde está instalada desde o início das atividades há cinco anos.

O terreno para a construção das instalações da nova unidade da Grunner em Macatuba foi doado pela Prefeitura, com respaldo da legislação municipal. A assinatura oficial do contrato de doação foi no Rotary Club da cidade, com a presença de autoridades municipais e da região, como o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, além de empresários e representantes de entidades regionais.

Para o fundador da Grunner, Mateus Belei, a nova unidade da empresa em Macatuba é parte de um plano de crescimento da marca, com a perspectiva de expansão da sua rede de concessionárias nos principais Estados canavieiros. “A Grunner quer ampliar as suas estruturas de forma sólida. Estamos investindo em tecnologia e engenharia para trilhar um caminho que vem sendo traçado desde o nosso início: o deixar um legado, uma história para a nossa região”, afirmou Belei.  

Em seu discurso, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, salientou que o desenvolvimento econômico da região é fruto de um trabalho em parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Neste sentido, a chegada da Grunner em Macatuba vai representar um salto de desenvolvimento de 10 anos para o município. Considero como um segundo marco para a nossa história. O primeiro deles foi a transição do café para a cana e, agora, a segunda transição: a tecnológica”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Mendes, ressaltou o esforço da casa legislativa em aprovar, com prioridade, o projeto de Lei que outorgou a chegada da Grunner em Macatuba. “A urgência da aprovação foi, antes de tudo, o nosso compromisso com a população”, comentou Mendes.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade, Marilda Aparecida Ferreira, a população já tem recebido cursos de capacitação profissional, elevando a qualidade de vida das pessoas. “Nossos esforços têm sido qualificar nossa mão de obra por meio de parcerias com entidades educacionais e universidades”, disse.  

Desenvolvimento da região e de pessoas

De acordo com o CEO da Grunner, Denis Arroyo, a nova unidade da empresa em Macatuba triplicará a sua capacidade produtiva, envolverá investimentos da ordem de R$ 13 milhões e vai gerar mais de 50 novos postos de trabalho. A expectativa de Arroyo é que a instalação da nova unidade esteja finalizada em até dois anos. Localizada às margens da Rodovia Osni Mateus (SP-261), em uma área de 45 mil metros quadrados, a nova estrutura agregará mais valor aos produtos de inovação e inteligência da Grunner.

“Longevidade precisa de história. E nós, da Grunner, temos construído nossa história e com um olhar no futuro. Sem promessas, mas com trabalho diário que envolve, principalmente, pessoas da nossa região. No mês em que comemoramos 5 anos de fundação, podemos começar a falar que a Grunner é uma empresa de Lençóis Paulista e Macatuba”, comentou.

História feita por pessoas foi ressaltada pela gerente de Competitividade dos Municípios e Promoção para Exportação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Elisabete Donato. “É bonito perceber esta parceria entre o poder público e privado, que se preocupa com o legado em educação para as próprias pessoas da região, dos cidadãos que constroem o dia a dia das cidades, e que devem ser valorizados como o que está sendo feito neste processo de expansão da Grunner”.

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp