04/03/2024 às 09h39min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h00min

O que esperar da área da logística em 2024?

Diretor da Adecco Outsourcing explica quais são as tendências e os cargos em alta

Isabela Nunes de Almeida
(Foto: Reprodução/Freepik)

Assim como outros segmentos, a logística vem se transformando e se adaptando ao longo dos anos. Neste, a tendência é de aumento na adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA) e automação.

“Apesar de não ser novidade, a IA evolui cada dia mais. Em 2024, podemos esperar avanços para otimizar a roteirização de entregas, melhorar a precisão do inventário e muito mais. A automação cumpre o papel de aumentar a eficiência dos processos logísticos, o que reduz o tempo de execução e minimiza erros humanos”, aponta Antonio de Luca, diretor de Outsourcing da Adecco, uma das verticais do Grupo Adecco, líder mundial em soluções de RH.

Ele ainda enfatiza que a sustentabilidade continuará sendo uma prioridade, uma vez que as empresas estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas operações e estão buscando soluções de logística verde. Isso pode incluir otimização de rotas para reduzir emissões de carbono, uso de embalagens sustentáveis e implementação de práticas de reciclagem e reutilização nos processos.

Outra tendência, já há alguns anos e que continua em alta, é o outsourcing. “Com a rápida evolução da tecnologia e as mudanças nas demandas do mercado, a logística está se tornando cada vez mais complexa. Empresas que buscam inovação, eficiência e flexibilidade estão adotando o outsourcing (terceirização de processos) como uma abordagem central para alcançar esses objetivos”, enfatiza.

CARGOS EM ALTA

Segundo o Guia Salarial de 2024 da Adecco, os cargos de supervisor de vendas, promotor de merchandising, promotor de vendas e supervisor de merchandising são alguns dos que estarão em alta. Destaque também para posições como auxiliar de logística, analista logístico, coordenador logístico (ou coordenador de supply chain), líder logístico e coordenador de planejamento e produção.

De Luca destaca que um dos mais bem pagos na área é o cargo de diretor de logística, cujo salário médio é de R$ 30.359,00, calculado com base nos salários de empresas médias (51 a 749 funcionários) em São Paulo.


Sobre o Grupo Adecco

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.


Informações à imprensa

Isabela Nunes: [email protected] - (15) 99776-7998


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp