01/03/2024 às 14h58min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h10min

Surto de dengue: é preciso atenção e cuidados

A Dra. Dania Abdel Rahman, infectologista do Hospital Albert Sabin, explica sobre essa doença que está preocupando o país.

Renata Sbrissa
@hospital_albertsabin
Divulgação

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus. Esse é um vírus transmitido pela picada de um artrópode hematófago, o mosquito Aedes aegypti.

“A doença é transmitida unicamente pela fêmea do mosquito, uma vez que ela precisa do ferro do sangue para se reproduzir. Não há transmissão pelo contato direto com um doente nem por outras fontes, como água ou alimento ", diz a Dra. Dania Abdel Rahman, infectologista e coordenadora do setor de Infectologia clínica e controle de infecção do Hospital Albert Sabin (HAS).

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 200 mil casos de dengue somente em 2024, número três vezes maior que no mesmo período do ano passado.

A doença é tipicamente de países tropicais, como o Brasil, pois o índice de chuvas, principalmente no verão, é mais alto nesses locais, facilitando a deposição de larvas do mosquito transmissor em em águas paradas.

“Por esse motivo a importância de não deixarmos a água parada, já que dessa forma o mosquito encontra o ambiente propício à sua proliferação “, adverte a Dra. Dania.

Os principais sintomas da doença são:

  • Febre alta;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Falta de apetite;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Manchas avermelhadas pelo corpo com coceira,  mais tipicamente após o quinto dia de sintomas.

Não existe uma medicação específica para matar o vírus da dengue, sendo essa uma infecção autolimitada , ou seja, que se resolve espontaneamente com o passar dos dias. Contudo, medicamentos como paracetamol e dipirona ajudam a aliviar os sintomas.

Em casos mais graves, com sintomas como desidratação e/ou hemorragias, a internação hospitalar se fará necessária.

“Por tratar-se de uma doença inflamatória potencialmente grave , é de extrema importância realizar uma hidratação vigorosa nesse período”, explica a infectologista do HAS.

A vacina é outra forma de prevenção muito importante, além do combate ao mosquito, temos  que nos  atentar  à vacinação. Existe uma nova vacina no mercado,  a Qdenga,  proveniente de um  laboratório japonês que se chama Takeda. É uma vacina feita com o vírus vivo atenuado, então ela não deve ser prescrita para pacientes imunossuprimidos. 

“Em bula é recomendada dos 4 aos 60 anos de idade. Gestantes também não devem ser vacinadas, nem mulheres que amamentam, porque é feita com vírus vivo atenuado. É uma vacina muito eficaz, que mostrou ótimos resultados nos estudos”, explica Dania.  

São duas doses que devem ser tomadas com intervalos de três meses, entre a primeira e a segunda dose. Ela contempla os quatro subtipos mais conhecidos do vírus e é recomendada, inclusive, para pacientes que já tiveram dengue.

No mais, a forma mais eficaz de prevenção da dengue  é o combate ao mosquito, adotando hábitos como tampar caixas d’água e lixeiras, colocar areia nos pratos de plantas, limpar bem as vasilhas de animais de estimação e demais ações preventivas com o objetivo de evitar água parada.

“Também vale lembrar que entre as medidas para “espantar” o mosquito estão as barreiras físicas, como mosquiteiros e telas, e as barreiras químicas, como repelentes e inseticidas”, finaliza a Dra. Dania Abdel Rahman.

 

HOSPITAL ALBERT SABIN:

Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional há mais de  50 anos, o Hospital Albert Sabin (HAS), está revitalizado, modernizado e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região. 

Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos. 

Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como o Pronto Atendimento 24 horas, Unidade Coronariana (UCO), Centro Cirúrgico e internações de urgência e eletivas.

O HAS oferece atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular. 

O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância. 

O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.  

HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI   

Link vídeo 50 anos: https://youtu.be/uNoHjdPVMVI 

Serviço 

Site: http://www.hasabin.com.br  

IG: https://www.instagram.com/hospital_albertsabin/   

In: https://www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/  

Facebook: https://www.facebook.com/hasabin.lapa  

 

Endereço:

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP 

Central de atendimento: 

(11) 3838 4655 

Convênios atendidos 

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp