01/03/2024 às 16h29min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h10min

Escadaria 14 de Outubro: a segunda maior em mosaico do Brasil

Retrata a história da Revolução Farroupilha

Terezinha Tarcitano
Ivan Guerra
A Escadaria 14 de Outubro, localizada no município de Guaíba (RS), será revitalizada e se tornará a segunda maior escadaria do Brasil composta por desenhos de mosaico em ladrilhos. Por meio do projeto Rua das Artes, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura local, da Lei de Incentivo à Cultura do RS - LIC e tem a chancela da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, cujo secretário, Ivo Schergl Jr, é o idealizador. A primeira escadaria neste estilo é a Selarón, no Rio de Janeiro.
A arte em mosaico retratará fatos históricos da Revolução Farroupilha e visa a estimular a preservação da memória cultural do Rio Grande do Sul; valorizar o gaúcho e suas características e enriquecer o ambiente urbano por meio de uma experiência visual educativa para todos que contemplarem essa obra de arte a céu aberto.
Composta por 132 degraus e seis patamares ao longo de sua extensão, a escadaria é distribuída em sete lances de aproximadamente 18 degraus. Cada lance formará uma imagem em seus degraus de forma que seja visualizada por completo de longe e, ao passar por ela, se desmembre aos poucos, revelando detalhes históricos a cada subida, conforme o deslocamento em direção ao topo.
Aliás, no topo é possível visitar dois locais históricos: Museu do Gaúcho (entrada gratuita), que conta a história da Revolução Farroupilha por meio das cidades históricas do estado; e Casa de Gomes Jardim, patrimônio histórico relacionado à Revolução Farroupilha, onde os principais líderes Farrapos planejaram a invasão de Porto Alegre. Além disso, lá também está localizado o Cipreste Farroupilha, monumento natural localizado na Praça Gomes Jardim, símbolo histórico da região, presente no hino, no brasão e na cultura local. Estima-se que o cipreste tenha mais de 300 anos.
O trabalho será realizado pelo artista visual Leo Filho e pelos produtores culturaos Wagner Seelig e Simone Schlottfeldt.
História
A Escadaria 14 de Outubro, cujo nome homenageia a fundação da cidade, datada em 14 de outubro de 1926, está localizada em frente ao Pier de Guaíba e oferece ampla visão para o Lago Guaíba e a Ilha das Pedras Brancas. A escadaria foi construída no lugar da antiga Lomba do Inferno, uma rua muito íngreme que existia no local.
Além disso, a Escadaria 14 de Outubro faz parte do projeto Rua das Artes, que tem como objetivo revitalizar espaços urbanos por meio de ações de arquitetura, construção e modernização. Essa iniciativa visa a transformar a escadaria em um ponto de destaque cultural e turístico. A previsão da inauguração será em 29 de março.
Mais informações sobre o projeto Rua das Artes: (51) 9968-23139.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa

(51) 99929-4575
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp