01/03/2024 às 15h55min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h08min

Dia Mundial da Eficiência Energética é celebrado em 5 de março

Consumo residencial no Brasil registrou aumento de quase 2%, ficando à frente da Indústria e Comércio

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik
No dia 5 de março é comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética, data criada durante a I Conferência Internacional do setor, em 1998, na Áustria. O objetivo dos participantes foi conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adotar o uso racional de eletricidade, evitando desperdícios.
É importante destacar que o setor industrial é responsável pelo consumo de 40% da energia produzida, a partir da geração hidrelétrica. Contudo, algumas empresas ainda usam combustíveis fósseis para ter eletricidade, provocando danos ao meio ambiente, ao gerar gases como o CO2.
Para estabelecer regras entre as concessionárias de distribuição de energia, o governo federal criou o Programa de Eficiência Energética (PEE - da Lei 9.991/2000). Por intermédio do documento, as empresas teriam que pagar uma fração da receita operacional líquida, para que o poder público pudesse criar projetos de eficiência energética.
Na sequência, foi promulgada a Lei de Eficiência Energética (Lei nº 10.295/2001), na qual foi instituído um comitê gestor responsável pela regulamentação de níveis mínimos de eficiência energética, nos setores empresariais e industriais.
Ainda assim, uma informação deve ser destacada: a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo monitoramento dos dados de consumo, informou que em 2023, o aumento de quase 2% foi puxado pelo consumo residencial, ficando à frente do comércio e indústria.
Diante do cenário apresentado e da importância de esclarecer a sociedade, os profissionais de meio ambiente têm um papel importante, tanto no campo educativo, quanto na criação de projetos.
Outra carreira que pode colaborar com iniciativas de eficiência energética é o novo bacharelado de Engenharia de Produção do Senac EAD.
Além disso, para quem já trabalha na área de meio ambiente, existem várias opções de cursos de atualização, formação e especialização. Acesse o site do Senac EAD e confira o portfólio.
Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp