01/03/2024 às 16h43min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h08min

Impacto e projetos sociais do Instituto Orizon Social são destaques em Semana exclusiva, dedicada ao ESG

Entre os dias 04 e 08 de março, o Grupo vai promover uma série de atividades para valorizar a importância das práticas ESG, com destaque para o envolvimento de jovens em projetos de educação

Heloizi Parra
Divulgação
Mais de 40 mil jovens já foram beneficiados, direta ou indiretamente, somente em 2023, pelo Instituto Orizon Social. A previsão é que o impacto seja amplificado em 2024, com a programação de projetos focados em educação ambiental, economia circular, descarbonização e sustentabilidade.
Para marcar os bons resultados e anunciar novidades que vêm por aí, o Instituto promove um evento exclusivo, no dia 06 de março, no AYA Hub, que reunirá jovens, lideranças comunitárias, outras instituições, além de líderes, parceiros e investidores do Grupo.
A iniciativa de celebrar as conquistas do Instituto faz parte da série de atividades da Semana ESG Orizon, que acontece entre os dias 04 e 08 de março. Por meio de mesas redondas, palestras e treinamentos, a Companhia reforçará a importância do ESG em sua estratégia e ações.
“O Grupo Orizon está comprometido com as práticas sustentáveis. Como uma Companhia de capital aberto, referência na transformação de resíduos e geração de energia renovável, estimula as condutas para além da empresa, de dentro para fora, e o trabalho do Instituto corrobora justamente para fortalecer esse impacto entre jovens e comunidades, comenta Paulo Laguardia, que além de Superintendente de Operações Ambientais da Orizon, também é diretor do Instituto.

Projetos do Instituto Orizon Social
O comprometimento do Instituto está estampado também nas declarações dos jovens e profissionais envolvidos em seus projetos, como Ana Laura Zanini Vieira, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Nilza Thomazine, de Sumaré, em São Paulo. Ela participou do projeto Experiência Circular que, ao longo de 2023, recebeu mais de 2300 pessoas. “Foram atividades muito importantes. Todo mundo se uniu, aprendeu brincando e teve a oportunidade de mudar os conceitos sobre a destinação correta dos resíduos”, comenta Ana Laura
Outro projeto bem avaliado é o Jornada X Orizon que contou com duas edições em 2023 e passou por seis municípios brasileiros com o objetivo de incentivar jovens a transformarem suas realidades a partir de técnicas de gamificação, estimulando engajamento, aprendizagem e execução de metas. Mais de sete mil estudantes do Ensino Fundamental II passaram por essa jornada.
Para a professora Sueli Fávero, da Escola Estadual Eliana Andres de Almeida Souza em Itapevi/SP, a iniciativa permitiu que os alunos pudessem ver a escola para além da educação: “Foi muito gratificante observá-los em comunhão, colocando a mão na massa para cumprir as provas e desafios”, destaca.

Por fim, o Desafio Comunidade Sustentável busca reconhecer, incentivar e apoiar soluções locais de desenvolvimento sustentável implementadas nos territórios parceiros do Grupo Orizon. O projeto apoia iniciativas desenvolvidas nas comunidades próximas aos Ecoparques, considerando critérios como impacto, potencial de colaboração, capacidade de continuidade e inovação. Um bom exemplo é o Projeto Reciclados em Sorriso, conduzido pela Associação de Moradores da Vila Emater em Maceió (AL), que transforma material reciclado em brinquedos: “Nas oficinas de reciclagem ensinamos as crianças a colher material reciclável e transformar em brinquedos. Queremos tirar as crianças da rua e trazê-las para um local onde possam aprender e conquistar um futuro melhor”, comenta Irenilda Maria da Conceição, uma das idealizadoras do projeto.
De acordo com Paulo Laguardia, o trabalho do Instituto tem como proposta impulsionar as novas gerações como protagonistas de transformações nas comunidades direcionadas à uma sociedade mais sustentável e à economia circular e de baixo carbono. Os projetos impactam a vida de diversos jovens e de suas comunidades
Para 2024, a meta é impactar ainda mais pessoas para transformar a realidade de jovens em todo o país: “Iniciaremos projetos em dois pilares: Cultura da Circularidade, com previsão de eventos e criação de conteúdos relacionados ao tema e Jovens Talentos, para reconhecer e apoiar jovens interessados em inovar e trabalhar com economia circular e de baixo carbono”, comenta Laguardia.

Novos formatos
O Instituto Orizon Social também está com nova identidade visual, chancelada pelos jovens já impactados pelos projetos. A fachada de sua sede, localizada em Paulínia, ganhou novo visual, com pintura moderna e colorida, que valoriza a diversidade, os projetos e os territórios de atuação do Instituto.
O mesmo conceito foi aplicado à logomarca: o nome Instituto Orizon Social é grafado em letras grandes e arredondadas, destacando seu papel e importância” – destaca Vinicius Gomes da Silva, analista de projetos do Instituto. Segundo ele, o símbolo faz referência às folhas da marca da Orizon e pode ser interpretado de dentro para fora ou de fora para dentro, em uma espiral, fazendo alusão à conexão de um pensamento global em ações locais ou o inverso.
Ainda neste mês, o Instituto lança também seu website, criado para destacar seu propósito e impactos, por meio dos projetos. No canal, o público poderá acompanhar, de perto, todas as iniciativas, além de conteúdos sobre Educação Ambiental, Economia Circular e transição para uma sociedade sustentável.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp