01/03/2024 às 16h19min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h00min

Quais são os objetivos do planejamento tributário?

Uma organização fiscal estratégica e bem executada é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer empresa

Thiago Profeta
Thiago Profeta - CEO da Exodus, Gestão Tributária Inteligente. A Exodus se dedica a fornecer informações sobre questões fiscais e tributárias, acompanhe nossas redes sociais @exodus.exd
Acervo Pessoal
 

A estrutura tributária nacional é complexa e frequentemente levanta dúvidas. Contudo, é essencial que os gestores de negócios estejam familiarizados com as leis aplicáveis e os impostos devidos. Assim, o planejamento tributário torna-se uma prática indispensável na gestão operacional.

 

Esse planejamento precisa ser tanto eficaz quanto legalmente válido. Por essa razão, é fundamental que seja conduzido por profissionais especializados, comprometidos em observar a legislação e focados na legítima redução do ônus tributário atual. Vale ressaltar que a redução de tributos sem embasamento legal pode caracterizar sonegação fiscal.

 

O cerne do planejamento tributário reside em garantir que a empresa cumpra suas obrigações fiscais de maneira eficiente, buscando a redução da carga tributária dentro dos limites legais. Thiago Profeta,CEO do Grupo Exodus,diz que isso implica em identificar oportunidades legítimas para economizar em impostos, evitar riscos de não conformidade e multas, e garantir uma alocação de recursos mais eficaz. “Nosso objetivo é transformar o que muitos veem como um obstáculo em uma vantagem competitiva. Na Exodus, acreditamos que um planejamento tributário estratégico e bem executado é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer empresa. Com uma equipe altamente especializada e focada em soluções inovadoras, estamos comprometidos em transformar desafios tributários em oportunidades, garantindo que nossos clientes estejam sempre um passo à frente”, afirma. 

 

Através de um planejamento tributário eficaz, é possível analisar cada aspecto do negócio para identificar oportunidades de economia legal. “Isso pode incluir a escolha do regime tributário mais vantajoso, a aplicação de créditos fiscais, a reestruturação de operações para eficiência fiscal, e o aproveitamento de incentivos fiscais disponíveis. Tudo isso, sempre em conformidade com a legislação vigente”, completa o especialista.

 

Como o planejamento tributário ajuda uma empresa a se manter regular?

 

O planejamento tributário também serve para assegurar que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações fiscais, evitando assim problemas legais que possam comprometer sua operação e reputação. Manter a empresa regular e idônea não apenas facilita o dia a dia dos negócios, mas também abre portas para novas oportunidades de mercado e parcerias estratégicas.

 

Além disso, existem diversos incentivos fiscais que as empresas podem aproveitar, como os benefícios fiscais regionais, incentivos à inovação tecnológica (Lei do Bem), e regimes especiais para setores específicos. “A chave é entender profundamente o negócio e o setor de atuação para identificar quais incentivos são aplicáveis e como maximizar seu uso de forma estratégica”, finaliza Thiago.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp