01/03/2024 às 08h37min - Atualizada em 01/03/2024 às 12h04min

Governo de SP participa de 10ª edição do Cosud em Porto Alegre

Tarcísio de Freitas e secretários da gestão paulista discutem ações conjuntas com gestores do Sul e Sudeste para fortalecimento de 7 estados

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-participa-de-10a-edicao-do-cosud-em-porto-alegre/

O Governo de São Paulo está presente na décima edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Porto Alegre (RS). A partir desta sexta-feira (1), o governador Tarcísio de Freitas e secretários da gestão paulista discutem com gestores de outros seis estados a elaboração de soluções conjuntas e inovações em políticas públicas para as duas regiões.

O Cosud tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais de interesse comum em prol do desenvolvimento regional e nacional. O décimo encontro terá como temas principais o enfrentamento das mudanças climáticas e a segurança pública.

A agenda de Tarcísio começa nesta sexta com reuniões com secretários estaduais da Fazenda e procuradores-gerais. Na sequência, o governador participa de encontros com secretários de Segurança Pública, Administração Penitenciária, Meio Ambiente e Coordenações Estaduais de Proteção e Defesa Civil. No sábado (2) acontece a cerimônia de encerramento, com a leitura da Carta de Porto Alegre.

Desde quinta (29), grupos temáticos de trabalho das sete gestões estaduais participam de discussões de diversos assuntos de interesse público, reunindo equipes técnicas e secretários. Ao todo, o evento tem previsão de reunir mais de mil profissionais do setor público.

O Governo do Estado de São Paulo está representado no Cosud pelas secretarias da Casa Civil; Direitos da Pessoa com Deficiência; Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Agricultura e Abastecimento; Justiça e Cidadania; Governo e Relações Institucionais; Desenvolvimento Social; Segurança Pública; Esportes; Casa Militar; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Negócios Internacionais; Turismo e Viagens; Cultura, Economia e Indústria Criativas; Administração Penitenciária; Saúde; e Parcerias em Investimentos, além da Controladoria Geral, Procuradoria Geral e Ouvidoria do Estado.

A edição anterior do Cosud foi realizada na cidade de São Paulo, em outubro de 2023, e reuniu os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina. Após os encontros e debates, houve a assinatura do Tratado da Mata Atlântica, um protocolo de intenções que prevê cooperação técnica para a elaboração dos objetivos e metas na área ambiental.

O post Governo de SP participa de 10ª edição do Cosud em Porto Alegre apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp