28/02/2024 às 15h38min - Atualizada em 01/03/2024 às 04h08min

Espaços Verdes Multifuncionais: A Nova Face do Paisagismo

O Futuro é Verde: Inovações em Jardinagem e Paisagismo

Cléber Nascimento
https://atmosferaservicos.com.br/
canva

O setor de jardinagem e paisagismo está em constante evolução, e o ano de 2024 promete trazer inovações significativas, focando na sustentabilidade e no uso criativo dos espaços. Empresas especializadas, como a Atmosfera Serviços, estão na vanguarda, aplicando as últimas tendências para transformar áreas verdes em espaços multifuncionais e sustentáveis.

Uma das principais tendências é a valorização de plantas nativas, que além de embelezar, desempenham um papel crucial na conservação do meio ambiente e apoio aos polinizadores locais. Espaços limitados em áreas urbanas estão sendo reinventados através de jardins verticais e telhados verdes, proporcionando uma conexão vital com a natureza no coração das cidades​​​​.

A tecnologia também desempenha um papel fundamental, com o avanço na seleção genética de plantas prometendo revolucionar o cultivo, tornando-o mais resistente a pragas e doenças e ainda mais prazeroso. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis em resposta às mudanças climáticas está se tornando uma prioridade, com o uso de técnicas de conservação do solo e redução do consumo de água sendo essenciais para um futuro sustentável​​.

Em entrevista, Cléber Nascimento, CEO da Atmosfera Serviços, compartilha sua visão: "A chave para um paisagismo inovador e sustentável em 2024 está na harmonia entre tecnologia, sustentabilidade e design criativo. Utilizar plantas nativas e sistemas automatizados de irrigação não apenas otimiza os recursos, mas também eleva o valor estético e ambiental dos espaços".

Além disso, os jardins estão se transformando em espaços multifuncionais, combinando áreas de lazer com funcionalidades como escritórios ao ar livre e áreas sociais, refletindo uma abordagem mais holística e integrada ao design de exteriores. A iluminação criativa e o uso de cores vibrantes estão sendo explorados para adicionar dinamismo e energia aos ambientes exteriores, enquanto a tecnologia continua a oferecer soluções práticas para a gestão eficiente dos espaços verdes​​.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp