28/02/2024 às 15h18min - Atualizada em 01/03/2024 às 04h02min

Pauta: É possível acelerar o processo de cicatrização?

Cirurgião do São Cristóvão Saúde, Dr. Ferrari comenta sobre o período pós-cirúrgico

assessoria São Cristóvão Saúde
sim
Os cuidados pós-operatórios iniciam logo após a operação, e a maioria dos profissionais de saúde entende que ele começa 24 horas após a cirurgia e se estende pelo menos até o procedimento completar 1 semana. 

“O período do pós-operatório mediato costuma variar de um indivíduo para outro”, afirma Dr. José Carlos Ferrari Júnior, diretor Médico Hospitalar do São Cristóvão Saúde e cirurgião oncológico e geral, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia. O especialista destaca as principais recomendações para esse intervalo, que geralmente despertam dúvidas nos pacientes: 

1. Boa alimentação: Segundo Dr. Ferrari, “vários nutrientes são necessários para que haja cicatrização. Entre os mais importantes estão as proteínas animais e vegetais, vitaminas A e C e o zinco, encontrados em frutas e verduras”; 
2. Atividade física: Um estudo da Ohio State University (EUA) aponta que “feridas cicatrizam mais rápido em quem faz atividade física regularmente”; 
3. Uso de curativo: Seguindo recomendação do especialista, é fundamental cuidar da região operada. “Deve-se manter o curativo sempre seco, com proteção”; 
4. Descanso: Dr. Ferrari enfatiza a necessidade de períodos de 7 a 8 horas diárias para recomposição; 
5. Abstinência de álcool e tabaco: De acordo com especialistas, além das complicações causadas pelo tabagismo no pós-cirúrgico, essas substâncias dificultam a cicatrização da pele, ocasionando infecções. 
Considerando essas dicas e mantendo um diálogo aberto com o médico para que o paciente possa esclarecer dúvidas e receber orientações, o processo será mais leve e seguro. Além disso, deve-se buscar ajuda especializada ao menor sintoma incomum, como febre, dor aguda, sangramento ou inchaço. 
 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico. 

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp